
É lamentável sabermos que, ainda nos dias atuais, existem aqueles que utilizam a máquina administrativa como se fosse propriedade particular, como se o bem público não pertencesse a população. É com desalento que percebemos, sobretudo nos municípios interioranos de pequeno porte, práticas eleitoreiras do tipo, fazer com que parte da população mendingue empregos a troco de míseros salários tendo o objetivo excuso de "encurralar e encabrestar eleitores". Para isto cometem atentados contra a Carta Magna do país, quando a mesma, por exemplo, em seu artigo 37, inciso II apregoa que "a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração".
Estes "poderosos chefões", valendo-se dos cargos que ocupam em virtude de terem recebido do povo um voto de confiança, procuram, através dos mais sórdidos tipos de pressões, oprimir este mesmo povo que os investira em tais mandatos, estabelecendo, muitas vezes, um verdadeiro "caos administrativo. Estes tipos de práticas inaceitáveis devem esclarecidas e levadas ao conhecimento da população e, como sei que, assim como eu, repudias tais atitudes, estou enviando-lhe para que republiques a matéria abaixo, a qual foi exposta no dia 09/10/2011 no blog do professor santanense Ivanilson Alfredo
Um Grande Abraço
De: Um cidadão santanense
O SISTEMA JOGA SUJO
O pior da luta contra o Sistema é que não conseguimos individualizar o adversário. Não conseguimos identificar o responsável pela nossa ira.
Não conseguimos olhá-lo no olho e lhe dizer o que ele merece escutar Lutamos contra algo amorfo, sem consistência definida, sem limites delineados, que não oferece resistência imediata e clara. Há pequenos recuos ante nossa indignação, que são apresentados pelos tentáculos do sistema – os seus operadores – e uma imediata, homogênea e difusa contrapressão como resposta ao incômodo que causamos e nós terminamos sendo manipulados e conduzidos, lenta e inexoravelmente, para o lugar que nos foi reservado.
Em uma instituição de ensino desta cidade em que a administração se diz de mãos dadas com o povo uma jovem professora recém-contratada percebeu, em certo momento de desconforto profissional alusivo à “como as coisas estavam acontecendo” no seu Departamento, como quem acorda abruptamente e a realidade penetra sem rodeios sua percepção, um insidioso e ainda opaco processo de mudança nos paradigmas implícitos que governavam a Instituição.
Muito abstrato? Exemplifico.
Não é de hoje que os salários do servidores contratados pela prefeitura de Riacho de Santana/RN, são pagos com atraso. Isso já é uma marca da atual administração. Um servidor que tem vários meses atrasados nos confidenciou que alguns tem mais de seis meses de salários para receber e ainda fazem boca de “fechecler” fingem que está tudo bem para permanecerem no emprego, caso contrário serão demitidos. Ai eu lhes pergunto: de que serve um emprego em que você não recebe o salário? Para alguns o importante é figurar entre a “elite” como funcionário publico, alguns fingem que trabalham, outros fingem que pagam e fica tudo certo.
JOVENS RECÉM-FORMADOS CLAMAM POR UM CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL, QUE NÃO ACONTECE NESTE MUNICIPIO HÁ MAIS DE DEZ ANOS.
Um caso nos chamou a atenção esses dias, tomamos conhecimento de uma professora que foi convocada para lecionar na escola municipal, e aceitou o convite, depois de seu primeiro mês trabalhado nada de pagamento, ela questionou sobre seus vencimentos, apenas prometeram regularizar, depois do segundo mês nada de dinheiro, ela então voltou a indagar sobre o não recebimento dos seus atrasados e foi apenas informada da seguinte frase: “o nosso sistema é esse se não quer tem outros que querem”. Ela então pediu demissão. Procurada pelo nosso blog ela não quis entrar em detalhes, mais nos confirmou a informação. E desanimados nos indagamos, o que fazer? Nada pode ser feito é triste mais é a verdade.
Pois a ideia precede a ação, não há ação no vazio da mente, e assim emerge o sistema: uma ideia mutante, uma ideia fora do sistema anterior, fora do padrão, uma ideia que é um vírus em busca de um ambiente fértil no qual se replique, se desenvolva. Um “meme”.
“Quando o primeiro ser humano cercou uma área de terra e afirmou que ela lhe pertencia, eis que surge uma ideia-mutante. Uma vez tendo surgido, e sobrevivido, atraiu outras ideias que puderam a ela se conectar, a mutação funcionando como atrator, ensejando o surgimento de uma rede. A rede é o Sistema. O Sistema é ideias e homens. O Sistema passa a se expandir na medida em que supera os obstáculos à sua expansão. Assim foi com o rock; assim foi com o futebol; assim foi com o protestantismo; assim foi, no Direito, com o Positivismo; assim foi com o cálculo integral. Sistemas destroem Sistemas.
O Coronelismo se foi; o Feudalismo se foi; o Cangaço se foi; Roma se foi; todos eles Sistemas que entraram em colapso. Tudo há de ir, um dia.
Enquanto isso, na moenda da vida, homens e ideias são triturados.”
*blog do professor santanense Ivanilson Alfredo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Opine com responsabilidade sem usar o anonimato!
A Liberdade de Expressão... está assegurada, em Lei, à todo Cidadão,LIVRE!