segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Rapidez e surpresa: princípios inseparáveis na abordagem

Imagine uma abordagem policial lenta e sem vigor. A probabilidade do suspeito negativo pensar e reagir à ação do policial militar torna-se bem maior do que uma abordagem realizada com rapidez e atenção. Rapidez é um princípio de abordagem que tem por objetivo empregar, de maneira ágil, as técnicas policiais. Este princípio deve ser empregado com intuito de preservar a segurança dos policiais militares. Atenção: Rapidez não se confunde com imprudência. Tudo deve ser feito de forma ligeira, mas não descuidada.
Surpresa é outro princípio que visa à chegada inesperada da polícia militar, no momento da abordagem. De certa forma, este princípio liga-se ao anterior. Como acrescenta o Major Marinho no “Manual Básico de Técnicas de Abordagem Policial” (2007): "A ação surpresa causa, no suspeito, espanto e, conseqüentemente, congela a sua reação". Resumindo: É importante surpreender o suspeito abordado.
Os dois princípios estão interligados. A polícia militar deve conservar os cuidados necessários a uma perfeita abordagem. Muitas tragédias teriam sido evitadas se a ação de abordar fosse realizada somando-se rapidez e surpresa, reduzindo os riscos de uma reação por parte do cidadão que está sendo abordado.

2º Tenente PM Luciano, Comandante do Pelotão de Luis Gomes/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine com responsabilidade sem usar o anonimato!

A Liberdade de Expressão... está assegurada, em Lei, à todo Cidadão,LIVRE!

Entre em contato - E-mail: nossoparanarn@gmail.com