CORONEL JOÃO PESSOA: TRANSPORTE ESCOLAR SUCATEADO E DESCONHECIMENTO DE RECURSOS.
Na manha de hoje, conversamos por telefone com a secretária de educação de Coronel João Pessoa, que nos atendeu gentilmente. "Não tenho conhecimento dos valores que disponibilizamos do FNDE", disse a titular da pasta da educação pessoense.
O município de Coronel João Pessoa, na ponta da tromba do elefante, como bem rotula-se o mapa do RN, convive nos últimos dias, com manifestações em favor de um transporte escolar de qualidade.
Segundo informações, na semana passada, as reclamações já teriam início. Na última segunda-feira, estudantes voltaram a questionar a precária situação dos ônibus escolares.
O estudante universitário Francisco Gilmar, em contato com o RN POLÍTICA EM DIA, hoje pela manhã, nos assegurou que na manhã deste dia, pouco mais das 5h, esteve no ônibus em que o mesmo encontrava-se e afirmou que já havia comunicado ao prefeito do município, Antônio Lopes, contudo o mesmo teria afirmado que não teria o que fazer, além do que já havia sido feito, no tocante aos reparos dos ônibus em tela.
Em um dos atos de reivindicação, os alunos teriam ocupado a rua em que reside o gestor municipal, onde fizeram cobranças. A ação da classe estudantil, fez com que o concunhado do prefeito, um religioso do município, teria utilizado-se da palavra, e citado que concordaria com o que pleiteavam os estudantes.
Depois de algumas tentativas no dia de ontem e hoje cedo, em contactar com a titular da pasta da educação, somente por volta das 11h conseguimos dialogar com a secretária de educação de Coronel João Pessoa, a educadora Adezí Medeiros de Carvalho. Nos foi repassado pela mesma, que a manifestação dos estudantes não teria motivo de ser, tendo em vista que, o que é possível ser providenciado, está sendo pela atual gestão e que os recursos não são suficientes para cobrir todos os gastos.
Questiona pelo blog, sobre valores, a secretária de educação Adezí Medeiros assegurou não saber o montante que entra mensalmente advindo do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. "Não sei e não tenho interesse em gerir os recursos. E se um dia entenderem que devo administrar tais verbas, prefiro deixar o cargo", afirmou ao nosso blog, a secretária de educação de Coronel João Pessoa.
Como bem sabemos, o FNDE reúne os recursos do FUNDEB - Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação; PNATE - Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar; pnae - Programa Nacional de Alimentação Escolar, além do QSE, mais conhecido por Salário Educação. Destarte, observando pelo prisma de que a secretária Adezí Medeiros não sabe o valor dos recursos do FNDE, não é conhecedora, evidentemente, da quantidade que é destinada a educação do município.
É público e notório, que todo gasto executado com a educação do município, as prestações de contas e todos os documentos pertinentes, são também assinadas pelo(a) secretário(a). Por isso, a obrigatoriedade de se ter conhecimento pleno, amplo e completo da receita/despesa da educação.
Ressaltar vale, que além destes recursos, existe o PETERN, que é um convênio entre os municípios e o governo do estado do Rio Grande do Norte. Entretanto, não questionamos se referente a esta verba, que é dividida em duas parcelas anualmente, seja do conhecimento da titular da educação municipal seu valor.Voltando a celeuma dos ônibus, que fazem com que o transporte escolar de Coronel João Pessoa seja classificado como de má qualidade, pelo corpo discente do município que utilizam o mesmo, é inquestionável o lamentável descaso com, no mínimo alguns destes.
As imagens enviadas hoje ao blog RN POLÍTICA EM DIA, denota que é sim de péssima qualidade a acomodação dos alunos. Se faz necessário que providências sejam tomadas, para minimizar o nítido desconforto que a classe estudantil que usa estes transportes das fotos, atravessa.
O professor e vereador do município Jaciro Caboclo, que é da base de apoio ao atual gestor, em conversa com o RN POLÍTICA EM DIA, reconhece o clamor dos estudantes e entende que se faz mais do que necessário que sejam adotadas medidas para sanar este problema. "Sou autor de requerimentos, solicitando ao executivo municipal, que haja melhorias no transporte escolar do nosso município. E, sempre o senhor prefeito afirma que fará o que for possível, diante da escassez de recursos", nos ressaltou o vereador/professor Jaciro Caboclo.
Outro ponto que merece ressalva em nosso diálogo com a secretária Adézia Medeiros, diz respeito aos ônibus de Coronel João Pessoa, servir aos estudantes dos municípios de Venha-Ver e São Miguel, quando o destino é Pau dos Ferros. Entramos em contato com a secretaria de educação de Venha-Ver e tomamos ciência que desde meados do ano passado, a educação de Venha-Ver disponibilizar ônibus próprio para seus estudantes e que hoje, caso haja alguma permuta referente ao transporte de alguns poucos estudantes, este entendimento é somente entre os motoristas dos dois municípios das duas cidades, quando são poucos alunos. Não havendo assim a interferência do poder público municipal.
Em caso de entender necessário, o blog RN POLÍTICA EM DIA concederá direito de resposta aos citados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Opine com responsabilidade sem usar o anonimato!
A Liberdade de Expressão... está assegurada, em Lei, à todo Cidadão,LIVRE!