domingo, 22 de dezembro de 2019

Com Arte e Encantamento no Interior do RN, Orquestra Filarmônica Pauferrense (OFP) encerra a ano de 2019 com grande Concerto Natalino

Com ações pontuais, muita técnica e articulação, e com trabalho e força da coletividade, a Orquestra Filarmônica Pauferrense (OFP) traz novo cenário à musica em Pau dos Ferros e Região, encerrando 2019 com um grande Concerto Natalino na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Sendo a única Orquestra Filarmônica do interior do RN, a OFP encerrou 2019 com um concerto natalino realizado na Igreja Matriz de Pau dos Ferros, na noite da última sexta-feira, 20 de dezembro.

OFP e sua agenda de concertos 

A OFP estabeleceu novo cenário na arte musical e na cultura de apreciação desse estilo de arte pela população Alto-Oestana. Durante 2019, a Orquestra realizou cinco concertos oficiais, cada um deles apreciado por um público que foi se apaixonando pelas apresentações e, com isso, levando cada vez mais pessoas aos espetáculos. Os cinco concertos foram pensados cuidadosamente no início de 2019 e o Concerto Natalino começa a se estabelecer como tradição do final de ano, visto que já foi a sua segunda edição. 

Cinco concertos, grandes espetáculos

Em 2019, a OFP realizou: 1) o Concerto Novo Mundo; 2) o Concerto Ode ao Nordeste; 3) Clássicos de Cinema 4) Especial Solistas, e, finalmente, o 5) Concerto Natalino.

OFP amplia conquistas em 2019

Entre as diferentes conquistas, destacamos: i) consolidação da parceria com a UERN Câmpus Pau dos Ferros, que sedia a Sociedade Filarmônica e é sua principal parceira; ii) a nova parceria institucional com a UFERSA – Câmpus Pau dos Ferros; iii) Vários convites de apresentações que culminaram em seis apresentações públicas, para além dos cinco concertos oficiais; iv) Instituição de uma nova Orquestra de base, a Orquestra Filarmônica Jovem Domingos Lacerda Junior (OIJ); v) o reconhecimento da Sociedade como Instituição de Utilidade Pública Municipal e Estadual. Finalmente, vi) Reconhecimento como patrimônio imaterial da cultura pauferrense por Lei da Câmara Municipal e promulgada pelo prefeito de Pau dos Ferros. Foi um ano de grandes vitórias.

Ações sociais, nacionais e internacionais

O grupo que faz a Sociedade Filarmônica Pauferrense "Antônio de Holanda Cavalcante" (SFP), responsável pela OFP, promoveu, ainda, em 2019, cursos, palestras, viagens - nacionais e internacionais, realização de Master Classes formativos em Pau dos Ferros, com artistas regionais, nacionais, e internacionais, além de inúmeras outras atividades que colocam o projeto em nível de importância internacional e consolidam efetiva e definitivamente as suas ações. 

Parcerias musicais

Além de parceiros institucionais, a SFP E OFP também acentuaram as parcerias musicais durante o ano. A OFP incluiu, em suas apresentações, os artistas locais, valorizando-os e trazendo a marca regional para dentro dela, a exemplo de artistas da própria OFP, Mariana Dias, Jamile Albuquerque, Raquel Lima, assim como os artistas convidados Itacírio Barbalho, Tásia Araujo, Eliene Pedrosa, Francisco Fernandes e Coral Voarte. Esses artistas brilharam nos concertos. 

Apoio empresarial e comunitário: pensando e projetando o futuro da OFP

A continuidade, a ampliação e o fortalecimento das ações da SFP precisam de apoio comunitário, empresarial, político e artístico. Um projeto musical dessa natureza requer muito investimento e SFP já começou a receber esse apoio de algumas empresas parceiras. Hoje, já dão suporte ao projeto as empresas Brisanet e a Padaria Modelo. Soma-se a esses o apoio importante de toda a imprensa local e regional.

A OFP - grandiosa e único grupo sinfônico no interior do RN

Toda essa trajetória do ano visou a fazer com que a população de Pau dos Ferros e região se orgulhasse de ter a única Orquestra Filarmônica de todo o interior do Estado do Rio Grande do Norte e, mais que isso, passasse a valorizar essa manifestação cultural, cujos objetivos principais são dois: primeiro, incluir e formar crianças e jovens como musicistas de instrumentos filarmônicos de sopros e cordas e, segundo, que o povo possa ter acesso à música de qualidade a partir da existência desse grande projeto cultural que é promovido pela Sociedade Filarmônica Pauferrense.

SFP com esperança e agradecimento

Que venha mais um grande ano em 2020, que venham mais conquistas e realizações, que se consolidem a música e a formação musical nas orquestras filarmônicas é o que deseja a presidente do SFP, a Professora Maria Lúcia Pessoa Sampaio, e também os demais sócios e membros que fazem as Orquestras Filarmônicas sediadas em Pau dos Ferros, estas que levam música de qualidade a partir de apresentações tão lindas como foi o Concerto Natalino 2019.

Que venha o melhor!

Todos da Orquestra Filarmônica Pauferrense desejam à população oestana um Feliz Natal e excelente ano de 2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine com responsabilidade sem usar o anonimato!

A Liberdade de Expressão... está assegurada, em Lei, à todo Cidadão,LIVRE!

Entre em contato - E-mail: nossoparanarn@gmail.com