O governador Beto Richa (PSDB) disse em entrevista à rádio CBN, nesta quinta-feira, que acha positivo que os policiais militares do estado não tenham diploma de curso superior.
A polêmica entre o governo e as associações que representam os policiais militares, que queriam que o governo passasse a exigir diploma dos que entram na corporação.
Segundo Richa, é bom que os policiais não tenham diploma, porque gente formada normalmente é muito insubordinada.
"Outra questão é de insubordinação também, uma pessoa com curso superior muitas vezes não aceita cumprir ordens de um oficial ou um superior, uma patente maior", afirmou o governador.
A declaração do governador é um desestímulo à educação e à cultura dentro da corporação. Nitidamente, o que Richa defende, em sua declaração, é que a PM dê preferência a pessoas que não estudem.
Além de tudo, mostra uma miopia em relação à realidade do mundo. Como se pessoas sem estudo superior não pudessem ser contestadoras ou insubordinadas (pela versão de Richa, as greves comandadas por Lula no ABC nunca existiram).
A função do Estado é estimular o estudo, e não o contrário. Mais do que isso: o governador não deveria desejar uma corporação de gente que simplesmente atende ordens cegamente, como ele parece querer. E, sim, fomentar um ambiente em que as pessoas sejam capazes de autonomia.
Richa poderia, sem nenhum problema, defender que não é preciso diploma para ser policial. Mas com outros argumentos.
*Caixa/GazetadoPovo/NPRN
Lamentável!!! Político com esse tipo de pensamento merece o repúdio total da população, só serve mesmo para cuidar de bois, cavalos e jumentos. Os políciais merecem e devem se qualificar, para melhor desempenho de suas funções, remuneração dígna e melhor compreensão sobre o funcionamento da sociedade. É claro que os políticos formados na sociedade do engenho, como esse Beto Richa, infelizmente, ainda pensam essas barbaridades. Sobre essa sociedade, Bernard de Mandeville escreveu certa vez: "numa sociedade onde a propriedade privada está bem protegida, não existe tesouro maior do que uma mutidão de pessoas desinformadas, ignorantes e famintas, pois quem faria o trabalho se não fossem essas pessoas? Portanto, para que os ricos vivam contentes e felizes é preciso que a maioria permaneça pobre, desinformada e ignorante. É esse o tipo de pensamento desses políticos coroneis pé de serra, a eles o repúdio irrestrito da população...
ResponderExcluirProf. Elesbão
pra mim ele ta mais que certo, hj quem defende essa tese, de ingressar na PM tem q ter ensino superior são todos PMS q entraram com nivel médio ou fundamental, para ter direito a um aumento do salario no fim do mês . hj é comum as associações de cabos e soldados ficarem exigindo isso do governo, pra mim tem q ser assim: soldado pm com nivel médio e oficial com nivel superior. era mais correto assim.
ResponderExcluir