quinta-feira, 6 de maio de 2010

Interino reconhece quadro desconfortável

O prefeito interino de São Francisco do Oeste/RN, vereador Raimundo Wellito de Costa (PSB), reconhece que o quadro administrativo no município não é confortável. Observa problemas em vários setores, mas diz que não tomou nenhuma medida que gere despesa para a Prefeitura, pois acredita que hoje o Tribunal Regional Eleitoral, em Natal, concederá liminar para o prefeito e o vice-prefeito cassados retornarem aos cargos.
A Justiça Eleitoral cassou o mandato do prefeito Aníbal Lopes (PSB) sexta-feira passada, com base na denúncia de que os dois compraram votos na eleição de 2008, a qual venceu a candidata Antônia Gildênia por uma diferença de 89 votos. A decisão foi publicada no Diário da Justiça segunda-feira, mesmo dia que foi dado posse ao presidente da Câmara no cargo de prefeito. O vereador Jandui Alexandre, do PSB, assumiu a presidência da Câmara.
Já, o suplente de vereador Cleide Santos Dantas, também do PSB, partido do prefeito Aníbal Lopes, assumiu o cargo aberto na Câmara. Apesar de a decisão da Justiça Eleitoral ter deixado o controle da Prefeitura no comando do partido do prefeito, a decisão foi comemorada na cidade pela população. O final de semana foi todo de festa, com foguetões. O agricultor declarou que Carlos Alberto afirmou que o prefeito Aníbal Lopes foi eleito e "abandonou a cidade".
"Já que tiraram ele, é preciso mudar tudo. Aqui quase nada funciona", reclama o agricultor, que mora no Centro da cidade. Perto de onde se encontrava o agricultor na calçada de casa estava a única ambulância da cidade, um carro velho, com pneus carecas. A sede da Prefeitura está com o telhado para cair a qualquer momento. O gabinete do prefeito funciona numa pequena casa, sem qualquer estrutura. "Dá até vergonha em ver isto", diz uma dona de casa.
Dos problemas observados, o prefeito interino Raimundo Wellito disse que inicialmente só providenciou a limpeza da cidade. "Não gosto de sujeira. Não fiz e não vou fazer mudanças, pois sei que o Tribunal pode autorizar o retorno do prefeito Aníbal Lopes ainda hoje. Não vou gerar instabilidade administrativa. Veja você que não fiz mudança de secretários ou adotei medidas de governo e os fornecedores estão ligando, querendo informação dos contratos", diz.
Ao afastar Aníbal Lopes e o vice Francisco Rogério de Castro, o juiz eleitoral Oswaldo Cândido de Lima Júnior, da comarca de Pau dos Ferros, determinou a realização de novas eleições num prazo de noventa dias. Entretanto, segundo Raimundo Wellito, se a desembargadora Lena Rocha, do TRE, decidir por emitir uma liminar para Aníbal e Francisco recorrer da decisão do juiz de Pau dos Ferros ocupando o cargo de prefeito e vice, esse prazo será suspenso.
Em contato com a reportagem, a assessoria da desembargadora Lena Rocha informou que provavelmente a decisão será assinada hoje em Natal. Em São Francisco do Oeste, o advogado Chiquinho Lobo disse que as evidências de compra de votos reconhecidas pela Justiça em primeira instância são tão fortes que não acredita que o TRE vá reformar a decisão. Ainda conforme o advogado, o parecer da promotora Patrícia Antunes foi forte e contundente.
Na hipótese de uma nova eleição, o prefeito interino Raimundo Welliton disse que não vai impor seu nome por estar ocupando o cargo de prefeito. "Vamos reunir o grupo e se houver consenso enfrento a candidatura, o desafio da campanha", diz. Pela oposição, o mais provável é que a chapa seja novamente comandada pela professora Antônia Gildênia.
fonte:jornaldefato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine com responsabilidade sem usar o anonimato!

A Liberdade de Expressão... está assegurada, em Lei, à todo Cidadão,LIVRE!

Entre em contato - E-mail: nossoparanarn@gmail.com