sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Pelotão de Polícia realiza palestra sobre o Dia do Soldado, em Luis Gomes/RN

O Pelotão de Polícia de Luis Gomes/RN realizou uma palestra, na Escola Estadual Zéo Fernandes, em comemoração ao Dia do Soldado - 25 de agosto. Durante a palestra foi debatido importantes assuntos como a importância da integração entre Polícia Militar e sociedade, a função constitucional da P.M. e o perfil do policial militar do século XXI. Ao término da palestra, o Pelotão recebeu a visita dos alunos da Escola Zéo Fernandes e da Escola Bem-Me-Quer, os quais homenagearam o bom trabalho realizado pela polícia militar na cidade.

O Dia 25 de agosto é comemorado aqui no Brasil o dia do Soldado. Foi escolhida esta data para homenagear o soldado brasileiro, por se tratar do dia em que nasceu o Patrono do Exército brasileiro e grande herói nacional da Guerra do Paraguai, o condecorado Duque de Caxias. Esta celebração iniciou no ano de 1923, mas como o passar do tempo, essa data foi perdendo popularidade e atualmente não é mais um dia público de festividades, não acontecendo mais as paradas militares como antes.

O Pelotão de Luís Gomes/RN, em nome de seu comandante Tenente Luciano, parabeniza a todos os bravos heróis brasileiros por seu dia, desejando força e sabedoria para o desempenho deste árduo ofício. PARABÉNS HERÓIS BRASILEIROS!

*Pelotão de Luís Gomes/RN

Quem foi Duque de Caxias?

Luís Alves de Lima e Silva nasceu em Vila do Porto da Estrela em uma família de militares e declarado cadete aos 5 anos. Em 1823, com apenas 20 anos, participou da campanha pelo reconhecimento da independência na Bahia como tenente.
Promovido a capitão, conduziu a linha de frente brasileira na Guerra da Cisplatina em 1825, em seguida foi nomeado major e chefiou o batalhão do imperador até 1831. Em 1840, combateu os focos de resistência ao governo central no Maranhão e no Piauí e como recompensa pela pacificação das duas províncias, foi elevado ao posto de brigadeiro e recebeu o título de Barão de Caxias.
Como comandante das Armas da Corte reprimiu a Revolução Liberal de 1842 em São Paulo e Minas Gerais e dirigiu as tropas imperiais na Revolta dos Farrapos. Dom Pedro II o indicou para o Senado pelo Rio Grande do Sul em 1845. Liderou as tropas do Exército nas Guerras Platinas em 1851 e depois exerceu a Presidência da província gaúcha.
Em 1866 chefiou as forças brasileiras na Guerra do Paraguai, conquistando Assunção em 1869. No mesmo ano recebeu o maior título de nobreza dado a um brasileiro pelo imperador, o de Duque de Caxias. Morreu na cidade de Barão de Juparanã, no Rio de Janeiro.


Fonte: Escola Virtual

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine com responsabilidade sem usar o anonimato!

A Liberdade de Expressão... está assegurada, em Lei, à todo Cidadão,LIVRE!

Entre em contato - E-mail: nossoparanarn@gmail.com