Foi o que apontou um levantamento publicado no Jornal Tribuna do Norte. De acordo com o texto mais da metade do efetivo atual de praças da Policia Militar e Corpo de Bombeiros já preencheram os requisitos para promoção à graduação imediatamente superior.
Na mesma matéria, foi divulgado que 3.184 soldados, 632 cabos, 136 terceiros sargentos, 198 segundos sargentos e 156 primeiros sargentos da Polícia Militar, aguardam a progressão na carreira militar.
Onde se segundo o levantamento realizado, chegou-se a conclusão que existem vagas em aberto da maneira a seguir: 825 vagas em aberto para terceiro sargento, 18 para segundo-sargento, 21 para primeiro-sargento e 13 para subtenente.
As contas dos que estariam aptos à promoção consideram o número de vagas previstas em leis complementares estaduais, que permitem essas progressões, e o número de praças que aguardam o plano de carreira, considerando estas vagas a serem preenchidas e quem já tem o interstício, tempo de serviço, em dobro.
No caso, a Lei de Promoção dos Praças determina um tempo de serviço mínimo para habilitação do militar à superior graduação; que vai de cinco anos para soldado, três para cabo, e dois para as três patentes de sargento. Se o militar tiver cumprido o dobro deste tempo, a Lei garante a promoção dele mesmo se não houver vagas disponíveis na patente. No entanto, ainda se faz necessário o cumprimento de Cursos de Formação, para ambos os casos.
“A nova Lei valoriza o bom profissional, impõe requisitos caracterizando o profissional por sua conduta”, opina Eliabe Marques, presidente da Associação de Subtenentes e Sargentos da PM.
Veja a matéria na íntegra no link:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Opine com responsabilidade sem usar o anonimato!
A Liberdade de Expressão... está assegurada, em Lei, à todo Cidadão,LIVRE!