A Prefeita do município de Paraná, Oriana Rodrigues, deve efetuar repasses de recursos destinados à manutenção e desenvolvimento do ensino público, automaticamente, para a Secretaria de Educação do Município. É o que consta em recomendação, emitida pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) por meio da Promotoria de Justiça de Luís Gomes.
Segundo a Recomendação nº 0006/2014, a Controladoria Geral da União (CGU), através de fiscalização realizada no município, em face da avaliação da execução de programas do governo, constatou que a gestão dos recursos da conta do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) não é realizada pelo Secretário Municipal de Educação.
Para a elaboração da Recomendação, o Promotor de Justiça Ricardo José da Costa Lima apontou os artigos 65 e 69, § 5ª da Lei de Diretrizes e Bases de Educação, que preveem que os valores depositados no caixa da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios deve ser repassado imediatamente ao órgão responsável pela educação. E que o atraso na liberação destes recursos por parte da Prefeitura ensejará na responsabilização civil e criminal das autoridades competentes.
*MPRN
Nota do Blog: A fiscalização da CGU em nosso Paraná ocorreu em março de 2013, três meses da gestão atual, essas irregularidades foram encontradas na gestão anterior, veja o que disse o nosso Secretário de Saúde em entrevista ao blog na época em que a equipe da CGU esteve em solo paranaense " Da gestão anterior, o grande problema está na prestação de contas. Eles adiantaram que viram muita coisa absurda. É aguardar o relatório." disse Libânio.
Que ler de novo a entrevista, clique AQUI!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Opine com responsabilidade sem usar o anonimato!
A Liberdade de Expressão... está assegurada, em Lei, à todo Cidadão,LIVRE!