Fransquinho era filho de João Pãozeiro, e nasceu no Sítio Vaca Morta, na zona rural de Catolé do Rocha/PB, em 02 de novembro de 1947.
No fim da década de 60, esteve em São Paulo e Rio de Janeiro, onde conheceu muita gente do mundo artístico, quando teve a oportunidade de empresariar artistas da época, passando a ser conhecido a partir de então, por Galdino Promoções. Tornou-se bastante conhecido no meio artístico, seguindo firme na profissão por vários anos. Chegou a trabalhar com vários cantores famosos, atividade que permaneceu nos anos 70, 80 e início dos anos 90.
No ano de 1973, precisamente no final do mês de agosto, no auge de sua carreira empresarial, casou-se com a jovem estudante Jacinta Henriques S. Oliveira, com quem tiveram três filhos (Flaviano, Patrick e Galdino Júnior). Posteriormente sua esposa, cursou e concluiu Bacharel em Direito, na Universidade Federal de Sousa. Dra. Jacinta também chegou a ser eleita vereadora em Catolé do Rocha, e atualmente exerce a profissão de advogada.
Trajetória no mundo empresarial artístico.
Em meados dos anos 60, ainda bastante jovem, resolveu tentar a vida na região sudeste, caminhos percorrido pelo imigramtes nordestinos, quando teve passagens pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Mas foi na Guanabara (onde segundo o próprio Galdino me confidenciou durante uma entrevista concedida ao Catolé News há anos atrás), que ele conheceu nomes importantes da MPB, a exemplo de Roberto e Erasmo Carlos, Wanderleia, Jerry Adriano, e outros artistas famosos da Jovem Guarda. Também foi durante sua estada no eixo Rio-São Paulo, que teve a oportunidade de se aproximar e construir uma sólida amizade com personagens consagradas da música brega e romântica, como, Nelson Gonçalves, Núbia Lafayete, Bartô Galeno, José Ribeiro, Odair José, Perla, Waldick Soriano, Fernando Mendes, e grupos como Pholhas, Renato e Seus Blue Caps, Trepidantes, The Fevers, entre tantos outros nomes de gêneros musicais variados.
O ciclo de amizades construídas na região sudeste, proporcionou a Galdino retornar para a região Nordeste, trazendo na bagagem experiências e conhecimentos adquiridos durante suas andanças, daí teve a ideia pioneira de empresariar artistas de renomes, tornando GALDINO PROMOÇÕES, uma marca conhecidíssima no meio artístico da época.
Durante toda a década de 70, Galdino Promoções foi o pioneiro e percussor do intercâmbio entre os grandes nomes da música popular brasileira e os organizadores de eventos culturais em inúmeras cidades do interior nordestino, com forte atuação nos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Pernambuco.
A paixão pelo futebol e o amor pelo Botafogo
Galdino era apaixonado pelo futebol e torcia pelo Botafogo do Rio de Janeiro - Foto: Lenival Andrade
Galdino sempre foi botafoguense de coração e apaixonado pelo futebol. Durante sua temporada no Rio de Janeiro, esteve no maracanã por várias vezes, inclusive no jogo entre Santos e Vasco, realizado no dia 19 de novembro de 1969, quando Pelé, o Rei do Futebol, marcou o gol mil no goleiro argentino Andrada, que defendia o Gigante da Colina.
Nos jogos do Botafogo, teve a oportunidade de assistir partidas memoráveis, onde o time da estrela solitária ostentava um verdadeiro esquadrão, com jogadores do quilate de Wendel, Ubirajara, Carlos Alberto Torres, Brito, Moisés, Jairzinho, Fischer, Paulo César Caju, entre tantos outros, que formavam o alvinegro no início dos anos 70.
Nos jogos que assistiu no Maracanã, não deixou de ver ídolos de outras equipes, como Zico e Dorval do Flamengo, Roberto Dinamite e Zanata (Vasco), Rivelino e Pintinho (Fluminense), entre outros monstros sagrados do futebol carioca. Galdino era apaixonado por futebol, pois sabia e entendia muito do assunto.
Após abandonar o trabalho de empresário de eventos culturais, Galdino dedicou-se ao convício do lar, sempre ao lado de sua família. Viveu os últimos anos de sua vida em Catolé do Rocha, terra natal, que sempre amou e cultivou amigos.
Deixou o legado e o pioneirismo da profissão de empresário artístico, servindo de exemplo para outros grandes nomes desta atividade, a exemplo de Valmir Mendonça e outro companheiros, que em depoimentos aos amigos mais próximos, nunca esconderam a importância que Galdino teve para a iniciação profissional de cada um deles.
Velório e sepultamento
O corpo de Galdino Promoções está sendo velado na residência da família, na Rua Princesa Isabel, bairro do Batalhão, em Catolé do Rocha, e o sepultamento está marcado para às 08h00 desta quarta-feira, no Cemitério Frei Damião de Bozzano.
*Por Humberto Vital
PORTAL CATOLÉ NEWS
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Opine com responsabilidade sem usar o anonimato!
A Liberdade de Expressão... está assegurada, em Lei, à todo Cidadão,LIVRE!