quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Caern investe em tratamento de esgotos em Antônio Martins/RN

O Governo do Estado dá seguimento ao trabalho de esgotamento sanitário no interior do Rio Grande do Norte. A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) está trabalhando na nova Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) na cidade de Antônio Martins, na região Oeste do Estado. Estão sendo investidos recursos da ordem de R$ 485 mil.
A previsão do término da obra é dezembro deste ano. A ETE vai utilizar método biológico que utiliza fibras naturais (biomassa) por meio da degradação anaeróbica (reação na ausência do oxigênio), que é um dos métodos mais eficientes no tratamento de esgotos. A ETE não vai utilizar energia elétrica, não gera lodo, nem gás. Além disso, o efluente final não terá odor.
A nova Estação de Tratamento foi projetada para atender a cinco mil pessoas, que é a população da área urbana da cidade prevista para 2030, e terá uma vazão final de 426 mil litros de esgotos por dia. Ela utiliza o Sistema Natural de Tratamento de Efluentes (SISNATE), que é monitorado pelo Centro Tecnológico da Universidade do Sul de Santa Catarina, pelo Instituto de Pesquisa Ambiental e Tecnológico da Universidade do Extremo Sul Catarinense e pela Universidade Federal do Paraná.
O efluente final alcança nível de tratamento de esgotos de nível II do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA). A antiga ETE foi danificada pelas fortes chuvas que ocorreram no município. Ela ocupava uma área de 2.300 metros quadrados. Já a atual é mais compacta com uma ocupação de 100 metros quadrados, porém mais eficiente.(NPRN).
*Jornaldefato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine com responsabilidade sem usar o anonimato!

A Liberdade de Expressão... está assegurada, em Lei, à todo Cidadão,LIVRE!

Entre em contato - E-mail: nossoparanarn@gmail.com