ilustração |
Acidentes de trânsito ocorrem com freqüência. Afinal, nem todos os motoristas fazem a revisão preventiva de seu automóvel e respeitam a legislação em vigor. Não é raro se deparar com um acidente. E se você ver um acidente recém acontecendo, como você deve proceder? Como você pode ajudar? Talvez da forma que você pense você acabará complicando a situação. Confira a postagem abaixo:
Tem um acidente logo a frente. O que eu faço?
Não interessa se você está num carro (sendo passageiro ou condutor) ou andando (pedestre). Se tem um acidente logo a sua frente, você pode tomar pequenas iniciativas que podem salvar vidas, evitando que a situação piore de vez.
1) Cuide de sua própria vida!
Antes de sair fazendo qualquer coisa, você deve garantir a segurança de si mesmo. Se tem um automóvel batido no meio de uma rodovia muito movimentada, você não vai sair correndo até o local: vai acabar morrendo sendo atropelado. Portanto, antes de qualquer coisa, garanta sua segurança.
2) Sinalize
Após ver que há segurança para você permanecer vivo, é hora de evitar que a catástrofe fique pior: você precisa sinalizar o acidente para evitar com que outros veículos colidem. Para isso, use o triângulo do automóvel, use os faróis do automóvel ou então galhos de árvores. Sinalize, faça algo (de acordo com a segurança de sua vida) para diminuir a velocidade que os veículos estão trafegando.
3) Rápida análise
Identifique o local em que aconteceu o acidente, tomando um ponto de referência ou tomando ciência do endereço exato. Verifique quantas são as vítimas envolvidas e qual a gravidade da situação.
4)Chamar emergência
Após verificar o local exato do acidente, o número aproximado de vítimas e a gravidade da situação, acione a emergência utilizando esses dados.
5)Análise e ajuda
Enquanto a emergência não chega, dê uma observada mais detalhada. Afinal, imagine se alguém está inconsciente e está com o rosto numa poça d'Água: você poderá salvar a vida desse sujeito de uma forma simples!
Não toque nas vítimas, evitando principalmente contato com sangue. Tente confortá-las, conversando com elas e tranquilizando-as. Não remova as vítimas dos veículos: poderá deixar a situação delas mais grave removendo-as do jeito errado. Porém, tenha bom senso: se o veículo cair num rio, não vai ficar olhando os ocupantes morrerem afogados. Se você tiver condições de resgatá-las sem afetar sua segurança faça isso.
Essas foram algumas orientações a respeito de acidentes. Afinal, nunca sabemos quando as situações imprevisíveis irão acontecer.
*vinicblog
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Opine com responsabilidade sem usar o anonimato!
A Liberdade de Expressão... está assegurada, em Lei, à todo Cidadão,LIVRE!