Raianny Alves está na reta final da gravidez e segue fazendo exercício físico e trabalhando como instrutora de academia (Foto: Henrique Severo)
“Gravidez não é doença”. A frase é da funcionária pública Dalila Mattozo, de 30 anos. Grávida de sete meses de Bia, a potiguar segue firme nos exercícios físicos e treina cinco dias na semana, sob o acompanhamento de um profissional, o que lhe garante disposição para enfrentar o dia a dia. “É uma das coisas que tem ajudado a me manter de pé, com mais qualidade de vida”, dispara.
A médica ginecologista Maria do Perpétuo Nogueira explica que a atividade física garante benefícios para a mãe e o bebê e ainda contribui para o momento do parto. “Melhora o condicionamento físico, fortalece a musculatura, facilitando o trabalho de parto, reduz o inchaço, ameniza desconfortos intestinais, diminui os riscos de hipertensão e obesidade, além de prevenir dores nas costas, sendo a lombalgia uma das mais comuns”, diz.
Ela ressalta, porém, que a gestante deve procurar um médico antes de dar início às atividades físicas. “Lembrando que a prática da atividade física no período gestacional deve ser desenvolvida desde que a mulher apresente condições apropriadas e esteja liberada pelo obstetra”.
Embora as benesses sejam muitas, é preciso redobrar os cuidados na hora do treino. De acordo com a instrutora de academia Raianny Alves, a mãe precisa respeitar as condições provenientes da gravidez e o profissional deve estar atento às limitações de cada gestante.
“Durante a gravidez, é importante atenuar a carga, a intensidade e a frequência de treinos, encurtando os riscos de complicações gestacionais. Estes cuidados são parâmetros para evitar redução de nutrientes para o feto, a hipóxia, que é a falta de oxigênio para o bebê, lesões musculares e problemas articulares, que podem surgir em detrimento da liberação da relaxina, hormônio que causa frouxidão articular e ligamentar”, explica Raianny, que está na reta final da gravidez e segue dando aula e mantendo os treinos na Bodytech Tirol, em Natal.
Algumas atividades físicas mais recomendadas são as aulas coletivas de indoor cycling, musculação, dança, pilates, caminhada, yoga, hidroginástica e natação. “Estes exercícios são interessantes, pois ajudam as mamães a seguirem saudáveis durante toda a gestação”, afirma a profissional de educação física.
*G1 RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Opine com responsabilidade sem usar o anonimato!
A Liberdade de Expressão... está assegurada, em Lei, à todo Cidadão,LIVRE!