A Universidade Federal do Rio Grande do Norte e o Polo Universitário de Marcelino Vieira realizaram mais uma colação de grau, celebrando mais uma conquista acadêmica e realizando sonhos de muitas famílias, que viram os seus filhos alcançarem uma formação de curso superior federal, gratuita e de qualidade, no alto sertão potiguar. Foram três os formandos que colaram grau, um de Educação Física/Polo Marcelino Vieira, Myrafran de Sousa Silva; e os outros dois do curso de História/Polo Caraúbas, Francisco Auceano Moreira da Costa Júnior e Joseany Mirrally Dantas de Azevedo. A solenidade foi coordenada pelo professor Josenildo Soares Bezerra, Vice-Diretor do Centro de Ciências Humanas e Artes (CCHLA) da UFRN, em Natal.
Além dessa conquista acadêmica, a colação de grau realizada ontem, 05 de fevereiro, no auditório do Polo UAB de Marcelino Vieira teve um ineditismo para a educação a distância, principalmente para os polos que são mantidos por municípios e que não são associados as Instituições de Ensino Superior Públicas. Este destaque se deve ao fato da Colação de Grau ter sido realizada por meio da videoconferência, conectando, ao vivo, Natal e Marcelino Vieira, distantes 400 km.
Amparada juridicamente, a videoconferência aproximou, virtualmente, os professores e coordenadores de cursos, que estavam na UFRN/Natal, com os formandos que estavam no auditório do polo, em Marcelino Vieira. Toda a transmissão foi ao vivo e seguiu, liturgicamente, o protocolo e o cerimonial de colação de grau. Tudo foi perfeito e a conexão não sofreu instabilidade ou queda.
Para a coordenadora do polo, professora Francimeire Cesário, a experiência foi única e mostrou que o Polo UAB de Marcelino Vieira está apto a receber novas colações e demandas que requer o uso da novas tecnologias. É mais um pioneirismo e mais um sucesso alcançado por toda a equipe envolvida, no passado, o polo já tinha sido pioneiro por realizar a primeira seleção de tutor presencial através de uma webconferência e que foi destaque em matéria nacional no site da Universidade Aberta do Brasil, destacou Francimeire.
A coordenação do polo agradece a equipe de tecnologia e de pedagogia da Secretaria de Educação a Distância - SEDIS/UFRN pelo apoio e as orientações necessárias para que tudo fosse realizado com sucesso. Também agradecemos a Prefeitura Municipal, prefeito Kerles Jacome pelo apoio e sempre está proativo as demandas do polo. Por fim, agradecemos a empresa Agility Telecom pelo cumprimento do serviço de internet, que possibilitou uma excelente conexão para que fosse possível realizar a videoconferência.
*Polo UAB Marcelino Vieira
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Opine com responsabilidade sem usar o anonimato!
A Liberdade de Expressão... está assegurada, em Lei, à todo Cidadão,LIVRE!