Barragem de Santa Maria chega a 100% da capacidade e transborda
O reservatório de Santa Maria, no Distrito Federal, atingiu a capacidade máxima de armazenamento de água nesta quinta-feira (27). A bacia é a segunda mais importante da capital e não alcançava 100% do volume desde 28 de junho do ano passado, há 245 dias.
No vídeo em que o G1 teve acesso, é possível ver o "excesso" de água vertendo sobre as paredes da bacia (veja acima). As imagens são da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb).
Segundo a medição da Agência Reguladora de Águas (Adasa), no mesmo período de 2019, o reservatório operava com um volume menor, 72% do total. Já, em novembro de 2017, no auge do período de estiagem, o Santa Maria chegou a 21% do seu volume útil.
Já o Descoberto também marcava o nível máximo nesta quinta (27). A barragem está há quase um mês com 100% da capacidade, devido ao volume de chuvas.
Reservatórios cheios
A barragem do Lago Paranoá, que abastece parte dos imóveis da capital, também alcançou o nível permitido de segurança nesta terça (25). Por causa do volume, a Companhia Energética de Brasília (CEB) determinou, pela segunda vez neste ano, a abertura das comportas. Com isso, os três reservatórios do DF estão com nível máximo.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), até esta quinta-feira (27), já choveu 309,3 milímetros – o esperado para fevereiro eram 183 mm, segundo a média histórica.
Santa Maria
A Companhia de Água e Saneamento (Caesb) informou que o volume útil do reservatório de Santa Maria – nível de água que pode ser utilizado na distribuição – é de 45,5 milhões de metros cúbicos. O sistema é responsável pelo abastecimento de 27% do abastecimento do DF.
De acordo com a companhia, a água verteu devido ao grande volume de chuvas deste ano. Em 2019 o extravasamento aconteceu muito mais cedo do que em 2019, quando a capacidade máxima foi alcançada no dia 17 de maio.
A barragem de Santa Maria está localizada dentro do Parque Nacional de Brasília e faz parte das bacias do Paraná, Paranaíba e Corumbá.
*G1 DF
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Opine com responsabilidade sem usar o anonimato!
A Liberdade de Expressão... está assegurada, em Lei, à todo Cidadão,LIVRE!