quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem começa hoje

Krysnah Allen/Faculdade Santa Maria/Cajazeiras/PB/uma das participantes do congresso
Começa nesta quarta, 15, e vai até o sábado, 18, no Centro de Convenções em Natal, o 13º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), que irá reunir mais de 7000 profissionais de Enfermagem, contando com grandes atrações como a presença do filósofo Leonardo Boff, que ministrará conferência no dia 16 sobre a "Ética e o Cuidado". O evento, promovido pelo Conselho Federal de Enfermagem, é voltado para todos os profissionais da enfermagem brasileira, os estudantes e as organizações representativas da profissão e traz nesta edição o tema central "Dilemas Éticos e Legais na Enfermagem".
O CBCENF é hoje o maior congresso do segmento na América Latina e tem se tornado uma referência nacional, haja vista o enorme número de inscritos e participantes, além dos trabalhos apresentados.
Para a presidente do Coren-RN, enfermeira Alzirene Nunes de Carvalho, o evento, como já era esperado, já está superando todas as expectativas com o grande número de inscritos e com certeza irá além com uma programação científica inovadora, trazendo para o debate as inquietações, problemáticas e os grandes desafios da enfermagem brasileira na conjuntura atual, constituindo-se num congresso de alta qualidade no temário, contando com a participação de conferencistas de renome que, sem dúvida, oportunizarão uma discussão qualificada.
Além de temas ligados diretamente à assistência de enfermagem e da apresentação de sessões de comunicação coordenadas e pôsteres totalizando mais de mil trabalhos científicos aprovados, o congresso trará também assuntos políticos da atualidade, tais como a mesa-redonda "Aspectos críticos e caos na assistência de enfermagem: greve e interdição ética", e a roda de conversas "Mercado de plantões - situação, risco para profissionais e usuários e regulação profissional", as palestras "A participação da Enfermagem nas Políticas Públicas: autoridade, poder e cidadania" e "Inserção política do enfermeiro e as transformações do trabalho em saúde", dentre outros. Além disso, o evento apresentará depoimento interessantes como da Equipe de SOS Haiti que atuou no país relatando sua experiência e uma vasta programação cultural.
Nesta parte cultural, a coordenação do evento está programando a apresentação de grupos folclóricos, repentistas, emboladores de côco, quadrilhas estilizadas e artesanato. São ritmos que expressam a cultura nordestina e, em especial, a norte-rio-grandense.
No dia 15 de setembro, a Orquestra Sanfônica de Natal abre o evento com apresentação de músicas clássicas e regionais. Logo depois, na praça gastronômica e de eventos, o show para todos os congressistas com a banda Aviões de Forró. No dia 16, a banda The Froes e Alceu Valença, no dia 17 apresentação de quadrilhas estilizadas e a cantora Elba Ramalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine com responsabilidade sem usar o anonimato!

A Liberdade de Expressão... está assegurada, em Lei, à todo Cidadão,LIVRE!

Entre em contato - E-mail: nossoparanarn@gmail.com