Tenente Ananias é um município brasileiro no interior do estado do Rio Grande do Norte, na Região Nordeste do país. Situa-se na microrregião de Pau dos Ferros e mesorregião do Oeste Potiguar, localizando-se a uma distância de 402 quilômetros a oeste da capital do estado, Natal. Ocupa uma área de 223,670 km², sendo que 1,1522 km² estão em perímetro urbano, e sua população foi estimada no ano de 2012 em 10 036 habitantes, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, sendo então o 67º mais populoso do estado e terceiro de sua microrregião.
História.
A história de Tenente Ananias, município localizado na região Alto Oeste do estado do Rio Grande do Norte, começou quando a família Queiroz e o senhor Olinto Moreira do Nascimento doaram um terreno de 275 km², onde atualmente se localiza este município.
No século XX, por volta de 1944, aconteceu a primeira construção de uma casa, feita a partir de ramas de oiticica. Esta casa, mais tarde, transformou-se em importante centro comercial de alimentos. Algum tempo depois, teve início a formação de um povoado, com a construção de uma igreja, centros comerciais e moradias. Esse povoado foi denominado de Ipueira ou Bom Jesus do Passo. Em 1946, o padre Carlos, vigário da paróquia de Alexandria na época, celebrou a primeira missa ocorrida nessa igreja.
Em 1960, o povoado de Ipueira foi elevado à categoria de vila, passando, dois anos mais tarde, à condição de município, emancipado de Alexandria/RN.
Formação administrativa, alteração toponímica e etimologia
Em 1953, o povoado de Ipueira passou, por força da nº 897, à condição de distrito. Sete anos mais tarde, foi elevado à categoria de vila e, em 1962, foi desmembrado de Alexandria, tornando-se um novo município do estado do Rio Grande do Norte. Em 10 de março de 1963, o distrito de Mata São Braz foi criado, sendo anexado ao município de Tenente Ananias. Em 26 de março de 1963, o município sofreu uma alteração em seu nome, de Tenente Ananias Gomes para Tenente Ananias. O nome do município é uma referência a um ex-combatente e tenente das forças armadas, considerado filho ilustre do local. O senhor Alfredo Gomes da Silveira era vereador e conseguiu colocar o nome do seu genitor, o tenente Ananias. A população local entendia que o verdadeiro homenageado deveria ser o doador da terra que hoje pertence ao município. Até os dias atuais, o município é formado por dois distritos: Tenente Ananias e Mata de São Braz.
* Wikipédia
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Opine com responsabilidade sem usar o anonimato!
A Liberdade de Expressão... está assegurada, em Lei, à todo Cidadão,LIVRE!