segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Ocorrências Policias da Região


Conforme informações repassadas pela Polícia Militar em sua circunscrição Policial, neste domingo(29), foram registradas  as seguintes ocorrências policiais:

Pau dos Ferros/RN: Registrado uma ameaça, um jovem de 19 anos disse ter sido vitima de ameaças por parte de dois jovens,  os quais usavam uma arma de brinquedo e uma toca ninja, todos foram encaminhados a 4ª DRPC para as medidas cabíveis;

Encanto/RN:  Registrado uma embriaguez ao volante, a pessoa de Gilmar Bezerra Leite, conduzia pela RN 177, uma motocicleta Honda Fan, placa NZO 9299/CE, apresentando sinais de embriaguez alcoólica, o qual foi conduzido a 4ª DRPC para as medidas cabíveis;  

Pilões/RN: Registrado uma pratica de violência domestica e  

José da Penha/RN:  Registrado uma tentativa de homicídio com prisão de um suspeito, já postado.

Antônio Martins/RN: dois agricultores foram presos por embriaguez ao volante

PMs do Destacamento Policial de Antônio Martins/RN, sob o comando do sargento Franky, prenderam durante a madrugada dois agricultores que conduziam suas motocicletas apresentando visíveis sinais de embriaguez alcoólica,  a primeira prisão ocorreu por volta de 00h:30min, nas proximidades da Praça de Eventos, no centro da cidade, o agricultor Thiago Augusto da Silva, 23 anos, conduzia uma motocicleta Honda Titan, cor vermelha, placa NYI 3079/RN e por volta de 01h:30min no Alto da Ema, a pessoa de Francisco Wilson Alves da Silva, 30 anos, residente na zona rural de Alexandria/RN, conduzia uma uma motocicleta Honda, cor azul, placa MMQ 7316/RN, ambos não possui CNH e se recusaram a realizar o teste de bafômetro, em seguida foram apresentados a Delegacia de Polícia de Martins/RN, para as providências cabíveis. 

Vieirense é baleado quando chegava em casa na zona rural de José da Penha/RN

O vieirense José Edival Fontes de Oliveira, 41 anos, foi vítima de três disparos de arma de fogo, na noite deste domingo(29), por volta das 21:40 horas, quando chegava em sua casa , localizada no Sítio Flechas, zona rural de José da Penha/RN. 

De acordo com informações José Edival foi vitima de vários disparos de arma de fogo efetuado por uma pessoa desconhecida, quando chegava em casa, sendo atingindo por três tiros, dois na região peitoral e um na região anterior do braço direito, o qual foi socorrido para o HRCCA em Pau dos Ferros/RN e se encontra sob observação medica.

Um agricultor de 42 anos foi preso pela PM suspeito da pratica do crime, mas nega as acusações, o qual foi apresentado a 4ª DRPC para as providencias cabíveis.

Resposta aos leitores do nosso blog.

Em respeito aos nossos leitores,  comunicamos que as entrevistas com os vereadores do nosso Paraná/RN, foram encerradas, ou seja, os vereadores  que concederam suas explanações para nossos leitores e seus eleitores todas foram postadas, quanto aos eleitores que nos enviaram recados e críticas perguntando pela entrevista de seu vereador, vocês devem procurar ao próprio o motivo de não ter aceitado  falar ao blog e expor suas ações para melhorar o município  a oportunidade foi concedida pelo blog a todos edis do nosso município.

Confira as visualizações ou seja as mais acessadas.

1º Alberlânio 
2º Isaias
3º Marquinhos
4º Junior de Agenor e
5º Luciano.

Nossos agradecimentos a todos. 


Tentativa de homicídio na zona rural de José da Penha na noite de ontem ...

Cachaça: Cidadão chega em casa sem sua moto e diz não saber o paradeiro da mesma


Um cidadão residente no sitio Pau Darco, zona rural de Riacho de Santana/RN, chegou em casa no início da manhã desta segunda-feira (30), a pé, com fortes sinais de embriaguez alcoólica, sem sua motocicleta Honda TITAN 150, e disse que não sabia o paradeiro da mesma. Ele só soube informar que na noite anterior esteve no Clube Pilequinhos em Água Nova/RN.


Familiares do cidadão procuraram a Delegacia de Água Nova para registrar o ocorrido, ficando a dúvida se a moto havia sido furtada ou esquecida em algum local pelo próprio dono.

A moto foi encontrada por policiais do DPM de Riacho de Santana em uma estrada na zona rural de Água Nova, no final de um “corredor”, presa a uma cancela após colisão, inclusive com a chave na ignição.

De acordo com informações repassadas pelo Sargento Rosano, que localizou a moto e averiguou o fato, a moto não foi furtada, levando a crer que o proprietário após ingerir bebida alcoólica e ao retornar para casa, errou o caminho e colidiu na referida cancela, deixando a moto e seguindo a pé.

Feliz aniversário, Paulo Ricardo!

A natureza segue seu curso e assim vamos seguindo em frente no mesmo ritmo!

Hoje o dia é todo seu, receba os nossos infinitos votos e desejos de um aniversário maravilhoso e tranqüilo, deixando a alegria invadir sua vida, tomar conta dos seus sonhos e alargando seus horizontes.

Nós acreditamos que todos os nossos caminhos nos levam para conquista maior, queremos que os belos acontecimentos te surpreendam a cada dia, para que sintas o valor infinito e maravilhoso de viver, desta forma caminhamos para frente na linha do horizonte em direção a luz da felicidade. 

Hoje é o seu aniversário um dia para marcar a sua vida, seus momentos e seus instantes. 
Os amigos são as molas propulsoras que nos impulsionam as conquistas!!! 
Nós queremos muito que você seja feliz em todas as coisas que se dispuser a realizar. 

Parabéns e muitas felicidades, hoje, amanhã e sempre!!! 

PMs do 7° BPM

Assista o vídeo do momento exato do assalto da Lotérica da cidade de Aparecida/PB


Fonte:Sertão Informado

Mulher é assassinada após discussão por causa de som em bar no RN

ilustrativa
Uma discussão por causa do som de um bar terminou com a morte de uma mulher na noite deste sábado (28) na cidade de Governador Dix-Sept Rosado, na região Oeste do Rio Grande do Norte. Marluce Maria de Souza, de 38 anos, foi assassinada a tiros por um homem no Bar da Carminha, no bairro Campestre. A vítima era irmã da proprietária do estabelecimento.

O Destacamento da Polícia Militar do município informou que o homem era cliente do bar e pedia para que a proprietária do estabelecimento aumentasse o volume do som. O pedido foi negado e uma discussão foi iniciada com a irmã da dona do bar. De acordo com o soldado Wigno, da PM da cidade, o suspeito sacou a arma e atirou duas vezes em Marluce.

O autor dos disparos fugiu do local e ainda não foi encontrado. O crime aconteceu por volta das 22h.
*Do G1-RN

Acidentes domésticos ainda são principal causa de morte de crianças até 9 anos


Acidentes domésticos como afogamentos, quedas, queimaduras e intoxicações ainda são a principal causa de morte de crianças de até 9 anos no Brasil. Na última década, houve queda nos óbitos de crianças nesta faixa etária, mas os números ainda são preocupantes. Dados do Ministério da Saúde revelam que as principais causas de mortes foram os riscos acidentais à respiração como, por exemplo, sufocação na cama, asfixia com alimentos e outros, seguidos pelos afogamentos e exposição à fumaça, ao fogo e às chamas.


Queimaduras

Esses casos necessitam de atenção especial. Normalmente, a queimadura ocorre ao lado do fogão, quando crianças derrubam panelas e seu conteúdo sobre o corpo. Deve-se evitar cabo de panela voltado para fora do fogão, brincadeiras com álcool e fogo e também o uso de fogos de artifício.

Afogamentos

Para bebês e crianças pequenas, até baldes, banheiras e vasos sanitários podem oferecer riscos. Um adulto deve sempre supervisionar as crianças e adolescentes onde houver água, mesmo que saibam nadar ou que os locais sejam considerados rasos. É primordial cercar piscinas em casas onde há crianças.

Quedas

Além de observar e fornecer as orientações de comportamento e segurança para as crianças, os pais devem tomar providências como usar protetores nas tomadas e nas quinas dos móveis; não deixar cadeiras, camas e bancos perto de janelas; e providenciar antiderrapantes nos tapetes para evitar escorregões.

Intoxicação

Em casos de ingestão de inseticidas, álcool, detergentes e outras substâncias tóxicas, a primeira providência dos pais deve ser levar a criança para uma emergência hospitalar, para que os profissionais identifiquem a substância e o tratamento que será adequado para aquela situação.

Brinquedos

Na hora de escolher os brinquedos, considere a idade e o nível de habilidade da criança, seguindo as recomendações do fabricante. Procure brinquedos com o selo do Inmetro. Fique atento a brinquedos que podem oferecer risco de engasgamento (peças pequenas para bebê e as crianças menores), de estrangulamento (correntes, tiras e cordas) e de corte (pontas, bordas afiadas).

No carro

É importante tomar cuidados para que crianças sejam transportadas no carro de forma segura. Bebês de 0 a 1 ano devem ser transportados no bebê-conforto, no banco de trás, voltado para o vidro traseiro, segundo o Código de Trânsito Brasileiro; crianças de 1 a 4 anos devem ser transportadas em cadeira especial no banco de trás, voltada para frente; crianças de 4 a 6 anos, devem usar os assentos de elevação (boosters), com cinto de segurança de três pontos, e serem conduzidas sempre no banco traseiro. Após os sete anos e meio, as crianças, no banco de trás, podem usar apenas o cinto de segurança de três pontos. Por lei, só é permitido sentar no banco da frente a partir dos 10 anos de idade e com cinto de segurança.

Viva

O Sistema de Vigilância de Violências e Acidentes (Viva) foi implementado com o objetivo de obter informações sobre o comportamento de acidentes, subsidiar ações de enfrentamento dos determinantes e condicionantes das causas externas. O Viva registrou 15.098 atendimentos por acidentes domésticos realizados em serviços de urgência e emergência do Sistema Único de Saúde. Deste total, 32% eram menores de 9 anos de idade, ou seja, 4.740 crianças. A pesquisa, realizada entre setembro e novembro de 2009, mostra que 57% dos atendimentos foram de meninos. Em 58% dos casos, o tipo de ocorrência eram quedas e 31% das lesões eram cortes ou lacerações.

Números

Na última década, houve queda também nas internações de crianças vítimas de acidentes domésticos. Em 2010, foram 11,6 mil internações de crianças por acidentes domésticos, que custaram R$ 8,2 milhões. No ano seguinte, o número de hospitalizações caiu para 10,2 mil. Dentro da faixa etária que vai de 0 a 10 anos, as principais vítimas são os menores de 1 ano. Em 2000, foram 376 mortes em crianças dessa faixa, contra 253 em 2010.

Os riscos acidentais à respiração foram responsáveis por 348 mortes de crianças com até 10 anos em 2000, o que corresponde a 40% dos óbitos por essa causa naquele ano. Já em 2010, o número reduziu para 252, representando 42% das mortes. Os afogamentos caíram de 247 para 168 no mesmo período. As mortes decorrentes de exposição à fumaça, ao fogo e às chamas diminuíram de 102 para 64 nesses dez anos.

Desde 2001, o Ministério da Saúde investe na Política Nacional de Redução da Mortalidade por Acidentes e Violências. Através da Portaria 22, de agosto de 2012, o órgão estabeleceu repasse de R$ 31 milhões para ações de vigilância e prevenção de violências e acidentes.

Fonte: Ministério da Saúde

domingo, 29 de setembro de 2013

Delegado prega investigação contra “roubalheira pública”

Delegado de Polícia Civil do RN há dezesseis anos, atualmente chefiando a 4ª DRPC (Delegacia Regional de Pau dos Ferros), o bacharel Inácio Rodrigues abriu o verbo à tarde de hoje.

Sem tergiversar ou procurar qualquer rodeio, ele foi claro e translúcido nas críticas e defesa de ostensivo trabalho contra a corrupção na esfera pública.

- Esse Governo será um divisor de águas para a PC (Polícia Civil). A recente e oportuna operação no HRTM (Hospital Regional Tarcísio Maia) – veja AQUI – é apenas o começo de várias ações em todo o estado – avisou Inácio, um nome de largo conceito na Polícia Civil do Rio Grande do Norte.

Seu desabafo foi através de endereço próprio na rede de microblogs Twitter –@inaciorodrigue7.

Administração Pública
- Sempre defendi juntos aos colegas a necessidade de investigarmos os crimes contra a administração pública e não apenas os crimes comuns – realçou.

- Se a estrutura é precária, devemos priorizar a investigação da roubalheira do dinheiro publico. Operações por todo o estado. Aguardem – prometeu.

Segundo Inácio Rodrigues, “Prefeitura nenhuma desse Brasil resiste a 15 dias de uma investigação seria. E vários órgãos públicos também. É sujeira pra todo lado”.

Em Marcelino Vieira/RN!


Ocorrências Policias da Região


Conforme informações repassadas pela Polícia Militar em sua circunscrição Policial, neste sábado(28), foram registradas  as seguintes ocorrências policiais:

Major Sales/RN: Registrado uma embriaguez ao volante, conforme já postado; 

São Francisco do Oeste/RN:  Registrado uma vias de fato; 

Alexandria/RN: Registrado uma pratica de violência domestica e  

Almino Afonso/RN:  Registrado uma recuperação de uma Honda pop, cor preta, placa MYW 3565/RN, encontrada a margem da BR 226,por volta das 02:00 horas deste domingo, na saída da cidade para Frutuoso Gomes/RN, a qual havia sido furtada na noite anterior em uma festa que estava sendo realizada em Patu/RN.

Motorista sem habilitação mata 6 durante racha em SP

. (Foto: Jenifer Carpani/G1)

Os corpos dos seis jovens que foram vítimas do acidente após um racha na madrugada deste sábado (28) já foram liberados do IML de Mogi das Cruzes. As vítimas devem ser enterradas neste domingo (29).


Um racha entre dois veículos foi a causa de um acidente que atropelou um grupo de 10 jovens que estavam reunidos na periferia de Mogi das Cruzes. As seis pessoas morreram após o veículo perder o controle e atingí-las. O acidente aconteceu por volta da 00h30 e outros três jovens que estavam no local tiveram ferimentos leves. Já um menino de 15 anos foi socorrido e levado para a Santa Casa de Mogi das Cruzes mas, segundo o hospital, passava bem e estava em observação até o início da noite de sábado.


Acusados
 
Segundo a Polícia Civil, o motorista Reginaldo Ferreira da Silva, de 41 anos, prestou depoimento e disse que que não tem habilitação e que havia ingerido bebida alcoólica antes de disputar o racha que resultou no acidente que matou as seis pessoas. Segundo a Polícia, Reginaldo dirige há 16 anos sem habilitação. O motorista foi preso em flagrante por homicídio doloso e embriaguez ao volante.

O outro veículo foi localizado, porém o motorista continua foragido. Segundo a polícia, o carro foi localizado próximo ao local do acidente, na casa dos pais do possível motorista. "A informação que eu tenho é que o local era relativamente próximo ao local do acidente", diz o delegado Daniel Miragaia. "Os pais tiveram um breve contato com o individuo que estava conduzindo o veículo, mas também não sabem nada acerca dos fatos"

De acordo com o delegado, que registrou o Boletim de Ocorrência no 2º Distrito Policial, o condutor do outro veículo que disputou o racha com Reginaldo também já foi identificado e o caso está prestes a ser solucionado. "No que tange a autoria e a materialidade, sim [está solucionado]. Resta agora é exaurir todas as circunstâncias, mas o caso está prestes a ser totalmente finalizado", afirma.

Ainda segundo a Polícia Civil, os condutores dos dois veículos devem responder pelos mesmos crimes. "Se ficar comprovado que houve o racha que precedeu o acidente ambos serão responsabilizados e tratados da mesma forma", salientou Miragaia. "Quem se propõe a tirar racha assume o risco de todo e qualquer desdobramento decorrente daquela conduta".

Fonte: G1 

Festa da Padroeira de Paraná-RN

Click na imagem para visualizar mais fotos.

A.D Brejo do Cruz é campeão paraibano de futsal 2013

crédito:Catolé News
O A.D Brejo do Cruz  sagrou-se campeão paraibano de futsal 2013, pela primeira vez,  depois de chegar a sua quarta decisão consecutiva, ao vencer  a Sociedade Esportiva Catoleense , por 4 x 2, há poucos minutos no Ginásio Professor José Olímpio Maia, na cidade de Brejo do Cruz/PB.

Um jogo muito tumultuado em virtude da superlotação do ginásio, mais não tirou o brilho da vitória do time da terra de Zé Ramalho, também devemos ressaltar o brilhante  trabalho da Policia paraibana, que soube conter a euforia dos torcedores .

Mais detalhes clicando AQUI. 

Sociedade Catoleense e A.D Brejo do Cruz decidindo a final do Paraibano de Futsal 2013.


Sociedade Catoleense vence outra vez o Catolé Riacho
Pelo quarto ano consecutivo Brejo do Cruz está na final do Campeonato Paraibano de Futsal, e a segunda partida da final marcada para este domingo(29), marcada para as 11:00 horas, a bola ainda não rolou,em virtude da super lotação do  Ginásio Professor José Olímpio Maia, na terra do Zé Ramalho, lembrando que a equipe da casa venceu o adversário em Catolé do Rocha/PB, em seus domínios.


Confira o jogo ACESSANDO:

Motoqueiro perturbando o sossego e com sintomas de embriaguez é preso em Major Sales/RN

O piloto de uma motocicleta foi preso na noite deste sábado (28), por volta das 21h45min, por PMs do Destacamento policial de Major Sales/RN,  o qual pilotava uma motocicleta de cor vermelha, com o cano provocando um barulho ensurdecedor, pelo centro da cidade, além de não fazer o uso correto do capacete,  o qual ao ser abordado pelos Policiais perceberam que ele apresentava fortes sinais de embriaguez alcoólica e conduziram ao 4º DPRE(trânsito) e após ser submetido ao teste de alcoolemia , o resultado acusou  1,01 mg/l de teor alcoólico por litro de sangue.


Rafael Ciro Rosa da Silva,  23 anos, residente em Luís Gomes/RN foi  encaminhado a 4ª DRPC(Delegacia Regional),  sendo autuado em flagrante de delito e em seguida posto em liberdade, após pagamento de  fiança no valor de  um salário mínimo, para responder  o processo em liberdade. 

Pauferrense tem poesia classificada em concurso nacional.

Orientado por edital público, o Concurso Nacional Novos Poetas, Prêmio Rima Rara 2013, recebeu no período de 05 de julho a 05 de setembro de 2013, o total de 2.420 inscrições de todo o Brasil.

A Vivara Editora informa que recebeu da comissão julgadora, no dia 18 de setembro, a lista protocolada dos 250 candidatos classificados no processo seletivo.

*José Roberto de Aquino Gonçalves, com a poesia “Isabela e Beatriz”, teve seu trabalho classificado e que fará parte do livro” Antologia Poética, Prêmio Rima Rara 2013.

 
É  um orgulho fazer parte desta grande comunidade literária. Novos Poetas.

NPRN: Como se sente vendo sua poesia classificada em um concurso nacional?

Betinho:  Me senti surpreso, pois foi a primeira vez que participei de um processo seletivo de poesias, como também, feliz por poder representar nacionalmente a cultura pauferrense.

*Betinho, atualmente é funcionário publico estadual e já defendeu as cores da Sociedade Esportiva Pauferrense. 

Mais informações acesse: www.rimarara.com.br

Em José da Penha/RN!


sábado, 28 de setembro de 2013

Ocorrências Policias da Região


Conforme informações repassadas pela Polícia Militar em sua circunscrição Policial, nesta sexta-feira(27), foram registradas  as seguintes ocorrências policiais:

Encanto/RN: Registrado uma embriaguez ao volante,por volta das 04:00 horas a pessoa de Rodrigues Carvalho da Silva, 26 anos, conduzia um caminhão baú ,placa OXC 7874/RN, pelo centro da cidade,apresentando sinais de embriaguez; 

Portalegre/RN:  Registrado uma prisão por cumprimento de ordem Judicial, a pessoa de Antônio Carlos Nobre, 26 anos, recebeu voz de prisão por volta das 16:30 horas na Rua Joana Batista da Silva, não resistiu a ordem de prisão;

Tenente Ananias/RN: Registrado um acidente de transito por volta das 13:00 horas , no entro da cidade a pessoa de Cláudio Alberto da Silva, 25 anos, pilotava uma moto Honda, cor ´reta, placa NNQ 2215, ocasionando danos materiais e 

Umarizal/RN:  Registrado um roubo a um estabelecimento comercial no centro da cidade, por volta das 14:30 horas, de onde foram levados duas câmaras digitais e alguns aparelhos celulares.

Major Sales/RN: clínica odontológica Lairton Fontes em nova sede



Um novo conceito em Odontologia a Clínica odontológica Lairton Fontes, fará na manha deste domingo (29), a parti das 09h00min a inauguração de suas novas instalações, no Edifico Antônio Luís, localizado na travessa Joaquim Germano Pinto, Sala 101, na cidade de Major Sales/RN.


Na ocasião será servido um café da manhã para os convidados e a  exposição de sua nova estrutura.

VI Campeonato Municipal de Futebol de Riacho de Santana/RN

A Prefeitura Municipal de Riacho de Riacho de Santana - Administração Juntos construindo um novo Tempo, tem a honra de Convidar todos os desportistas de Riacho de Santana e Região para prestigiar a Cerimônia de Abertura do VI Campeonato Municipal de Futebol - a Copa "Uáite", que acontecerá na tarde deste domingo, 29 de setembro(domingo), com a seguinte programação:

CERIMÔNIA DE ABERTURA
  
·          14h00min: Concentração das Equipes
Local: Centro Administrativo de Riacho de Santana

·          14h30min: Saída das equipes para o Estádio “Pai Cajé”;

·          15h00min: Cerimonial Oficial de Abertura:
·           Apresentação da Banda 24 de Junho;
·           Hasteamento dos Pavilhões;
·           Execução do Hino Nacional Brasileiro;
·           Execução do Hino de Riacho de Santana
·           Pronunciamentos

·          15h45: 1ª Partida da Competição:
·        Poço de Pedras X Papaléguas.

Comissão de Honra:
Jessé Nildo Dantas de Freitas
Prefeito Municipal

Aristóteles Soares Fontes
Vice Prefeito

Francisco Elias Fernandes
Presidente da Câmara Municipal de Vereadores

Comissão Técnica Desportiva:
Jandeilmo Cleidson Aires
Felipe César Chaves de Oliveira
Eudi Galdino da Silva
Francisco Lucélio Pereira
Jéferson Viana Alves

Comissão de Cerimonial e Infraestrutura:

Henrique Suéverton Cajé


Mais informações sobre a competição,acesse: http://esportesantanense.blogspot.com.br/

Feliz Aniversário, Francisco Lau!

Na data de hoje, 28 de setembro, quem está de idade nova é o pai do jovem blogueiro Júnior Lau do blog Água Nova News, o senhor Francisco Lau (na foto). Desejamos que essa data multiplique-se por muitos e muitos anos.

Parabéns!

Paraná/RN: Secretaria Municipal de Educação concede entrevista ao Blog do JB.

Terezinha Libânio da Silva  Silveira, no oitavo mês de sua gestão, a frente da Secretaria Municipal de Educação.

" Não deixes que outros digam
"Aquele caminho é melhor"
"Este percurso é mais fácil"
O maior dom que Deus nos deu

foi o poder das nossas decisões".

(Paulo Coelho)

JB – Terezinha, como você recebeu o convite para assumir uma pasta tão extensa? Como se sentiu? O que te inspirou para aceita-la?

SME – Realmente Batista. É uma pasta extensa, onde se agrega um dos pontos fundamentais do desenvolvimento humano.
Quando recebi o convite da Prefeita, fiquei um pouco assustada e não queria aceitar, pois sabia de tamanha responsabilidade e os desafios que iria enfrentar. Mas como os desafios fazem parte de nossa vida, estou aqui para enfrentá-los, seguindo sempre esses pilares: DIAGNOSTICAR-REFLETIR-AVALIAR-PLANEJAR.
O que me inspirou foi que, profissionalmente vivi até hoje na educação e fazendo educação. Então não poderia perder a oportunidade ou me omitir de fazer nesta área ou através dela o necessário a execução dos projetos aspirados pela população de Paraná-RN.

JB – Quando chegou à secretaria o que encontrou? Qual era a situação da mesma?

SME – O primeiro momento vivido no prédio da Secretaria de Educação ficou registrado em minha memória como um momento de pânico, ao me deparar com tanto desprezo ao que é público. Pois além da estrutura física do prédio encontrar-se em calamidade, todos os pertences ali encontrados estavam dentro do lixo e se transformando em lixo.

JB – Como encontrou a parte organizacional da Secretaria, bem como os programas e sistemas referentes à educação?

SME  – Toda documentação da educação foi deixada pela ex-secretária em pastas de arquivos, no entanto, sentimos muita dificuldade na parte organizacional, devido à falta de informações como, por exemplo: incoerência nos dados de matrícula do Centro Rural, irregularidades no cadastro dos conselhos (como o Conselho do FUNDEB, o qual nunca existiu oficialmente para o FNDE), pendência no cadastro de algumas unidades executoras junto à Receita Federal (as Escolas Manoel Francisco de Andrade e Francisco André de Morais), dentre outros casos que aos poucos estão sendo solucionados. Quanto aos programas e sistemas utilizados pela Secretaria Municipal de Educação, apesar de terem sido feito algumas adesões de programas que estão em andamento, foi detectado uma falha na falta de planejamento na execução do PDDE Acessibilidade, uma vez que não foi elaborado o plano de aplicação das escolas contempladas. No caso específico do PAR (Plano de Ações Articuladas) uma das principais ferramentas de planejamento do município, no tocante a educação, encontrava-se abandonado no sistema, um prejuízo de dois anos para o município. Isso sem contar com as percas anteriores.

JB – E as escolas? Conte um pouco como encontrou e como era a estrutura.

SME – Fazendo uma avaliação diagnóstica dos prédios da rede municipal, temos todo um documentário com fotos e vídeos. É uma totalidade de 11 prédios em funcionamento, sendo um na zona urbana e 10 na zona rural. Todos encontrados em péssimo estado de conservação. Começando da estrutura física dos prédios, infraestrutura, instalação elétrica, hidráulica e em algumas escolas o abandono de computadores. Enfim todas as escolas tendo um mau funcionamento pela falta de compromisso com a educação.

JB – Como as escolas estão funcionando hoje? E o que já se tem feito para melhoria de ensino e aprendizagem?

SME – Hoje as escolas não estão ainda como deveriam ser, pois são tarefas que vão se concretizando em longo prazo. Mas no inicio do ano foram recuperadas as maiores prioridades possíveis, pois não tínhamos recursos suficientes para atender essa grande demanda, estamos em continuação agora com a implantação da energia trifásica, para que possamos regularizar e colocar em funcionamento os laboratórios de informática. Estamos caminhando com instrumentos de apoio ao planejamento da educação municipal, para que num futuro próximo possamos superar os inúmeros obstáculos nos possibilitando assim traçar metas para fazer de nossas escolas melhores espaços para quem usa e mais acolhedor para quem visita.
Quanto à melhoria de ensino e aprendizagem estamos em fase iniciante da formação continuada do Pacto Nacional da Alfabetização na idade certa de 1º ao 3º ano de Ensino Fundamental sendo mediado pela Professora Maésia, também em andamento a formação continuada do PROINFO que visa facilitar o uso das TICs (Tecnologia da Informação e Comunicação) pelos professores, sendo mediado pela Professora Sônia Pontes, bem como a continuidade do Programa Formação pela Escola em breve que será mediado pelo Professor Aderbal Alves, que é direcionado a toda comunidade escolar. Assim sendo acredito que ao término do ano teremos avançado em nossas ações e sucessivamente na melhoria do processo ensino e aprendizagem de nossas escolas, pois nossa meta é sempre o crescimento.

JB – Quantas pessoas fazem parte do quadro da educação hoje? E qual a totalidade de alunos inseridos no Censo 2013?

SME  – Dos profissionais que fazem parte do quadro da educação, que recebem do FUNDEB, temos uma totalidade de 81 funcionários, sendo 52 profissionais dos 60% e 29 dos 40%. Mas atualmente temos uma grande defasagem nos recursos do FUNDEB, pois a totalidade dos 100% só está suprindo o pagamento dos que recebem dos 60%, já teve mês que nem totalizou isso. Enquanto que os restantes dos funcionários são pagos com o recurso do FPM.
Quanto à totalidade dos alunos inseridos no Censo 2013. Tivemos um total de 699 alunos, uma diferença de 43 alunos em relação a 2012.

JB – Fale do transporte escolar de antes e de hoje. Como também da merenda escolar, como está funcionando?

SME  – Vemos o transporte escolar como um direito de todos e um dever da gestão. Este ano de 2013, pela primeira vez os alunos que usam o transporte escolar para escola Estadual, participaram do 1º dia de aula. Antes também as faltas eram constantes durante o ano, os alunos da zona rural não participavam de eventos na escola, porque o transporte não era disponibilizado, ou melhor, o transporte era um privilégio politico, digo isso porque presenciei essa discriminação. Hoje contamos com a ampliação da frota municipal com a aquisição de mais um ônibus.
Quanto à merenda escolar, não medimos esforços, para que não falte a alimentação das crianças. Inclusive passamos três meses (Maio-Junho-Julho) sem o repasse da merenda, isso tudo por falta de prestação de contas de 2011 e 2012. Mas nem por isso as escolas ficaram sem merenda. Estamos em contato frequente, em reuniões, repassando e recebendo informações, discutindo as necessidades, juntamente com Nutricionista, Conselho, merendeiras e diretores de escolas.

JB – Quais as dificuldades que você encontra hoje para melhorar a estrutura das escolas, dos programas e a organização do prédio da Secretaria de Educação um modo geral? Enfim da Educação do Município?

SME  – As maiores dificuldades para estruturar os prédios da Educação, ainda são os poucos recursos, o que foi feito até agora foram usados recursos do FPM.
Quanto aos programas estão sobre controle. E o prédio da Secretaria, a organização da biblioteca..., tudo depende de recursos financeiros é uma questão de tempo para se conseguir. Enfim se falando de Educação (educandos e educadores), as maiores dificuldades ainda é a conquista de interação, unindo “todos pela educação”, pois juntando a inteligência de cada categoria, estaremos na busca coletiva para superarmos dificuldades. Educação é um direito de todos, mas também é um dever de todos.

JB – E quanto a Cultura, o que já se tem feito?

SME  – Entendemos que Cultura é um tema presente na caminhada de cada um. E que há essa necessidade de compreensão de nossa história de vida, resgatando valores e interagindo com o meio espiritual, social e material, gerando motivos de alegria e prazer. Pensando não só na comunidade escolar, mas em toda a população, já foram mencionado os primeiros passos, juntamente com João Batista (coordenador de Cultura) e o apoio de Maria Carlos (Mestra em Cultura e projetos culturais) atuante no município vizinho de Major Sales.
Primeiros passos:
· Já foi cadastrado o município junto ao Ministério da Cultura. (acordo de cooperação).
· Foi realizado a II Conferência Municipal de Cultura.
· Em breve estaremos criando a associação sócio-cultural.
· Também brevemente será realizado o mapeamento cultural em todo município.

JB – O que tem a dizer de sua equipe técnica? Qual a função de cada um?

SME  – Sabendo das necessidades e obstáculos que iria enfrentar, minha primeira atitude foi centrada na formação de uma equipe comprometida, responsável e empenhada em acrescentar melhorias para nossa educação. Assim sendo a atual equipe da Secretaria encontra-se formada por:
· Marcos Germano – Responsável pelos programas e sistemas da educação (Técnico pedagogo) prestador de serviços à Secretaria.
· Juliana Meyrelles – Operadora Máster (Projeto presença) e digitadora, também prestadora de serviços à Secretaria.
· João Batista – Coordenador de Cultura, mais um prestador de serviços à Secretaria.
Do quadro efetivo temos:
· Maésia, Lucinha e Rosiene – Coordenadoras pedagógicas.
· Socorro Andrade e Ascenilda – Diretora e vice-diretora das Escolas Rurais.
· Fátima Macena e Fátima da Silva – Diretora e vice-diretora da Escola Coronel A. Gonçalves (Caiçara).
· Bernadete Pessoa – Diretora da Creche Maria Justina (Caiçara).
· Clarice Alves – Diretora da Escola Manoel Francisco de Andrade (Paraná).
· Leide Rocha – Diretora da Escola Francisco André de Morais (Monte Alegre).

JB – Quais os projetos futuros para educação do nosso município?
TL – Atualmente os nossos projetos estão centrados nas maiores prioridades possíveis como:
· Reestruturação e equipamentos necessários para um bom funcionamento e desenvolvimento em todos os prédios da educação.
· Capacitar para atuação de docentes e discentes na área tecnológica. Para isso temos o primeiro passo (curso em andamento).
· Refletir, diagnosticar, avaliar e planejar sempre.
· Diagnosticar, planejar e avaliar junto à equipe pedagógica propostas considerando dificuldades e irregularidades, direcionando ações no processo ensino e aprendizagem.
· Em breve, o funcionamento do programa “Mais Educação” (tempo integral de alunos das turmas contempladas, sendo horário integral de no mínimo 7 horas diárias), no mesmo foram contempladas duas escolas: Cel. Antônio Gonçalves (Caiçara) e Francisco A. de Morais (Monte Alegre).
· Resgatar os nossos valores culturais.
· Já estão contempladas no PAR (Programas de ações articuladas), diversas ações em análise, como por exemplo, a substituição da Escola Cel. Antônio Gonçalves. Como também a construção de uma quadre de esporte bem como, equipamentos para todas as escolas da rede municipal.

JB – Que mensagem você deixa para professores, alunos, funcionários e pais de alunos?

SME  – Aos professores que transformam sua missão em desafios e que suas ações diárias requer dinamismo, doação, discernimento e sabedoria. Que prossigam fazendo sempre o melhor. Nunca minimizando em saber que o outro não está cumprindo como deveria. Entendamos que a nossa tarefa é centrada na missão de educar, construindo a máquina humana.
Aos nossos alunos: Estudar é uma atividade que exige esforço e dedicação. Mas se a educação é símbolo do desenvolvimento, só somos desenvolvidos porque somos educados. Reflitam buscando na vida social, familiar e escolar, saberes e valores, como dever de cada um, por se tratar de objetivo comum.
A todos os funcionários que fazem parte da educação. O companheirismo, a interação e o compromisso se aliam a fim de que ambos trilhem o mesmo caminho para promover o desenvolvimento e a socialização dos nossos alunos.
Aos pais: É de suma importância a presença da família na escola. A parceria escola e família contribui para o desempenho do aluno no processo ensino e aprendizagem. Sozinhos somos fracos, juntos somos fortes pela causa que abraçamos.

JB – Faça suas considerações finais direcionadas a população de Paraná/RN.

SME – Ao povo do município de Paraná aqui do recanto do Rio Grande do Norte. Antes de tudo quero dizer que na função de gestora da educação, não dependo de acontecimentos incertos ou aleatórios, nem também uso o cargo para glória pessoal. Isso não faz parte da minha índole ou do meu perfil. Graças a Deus sempre tive opinião própria, para mim não existe o meio termo ou faço com segurança ou não faço.
Neste primeiro ano minha maior preocupação é arrumar a casa, nada se constrói sem base. São as atitudes conscientes cobradas pela população que nos faz aliar-se nesta luta para a realização das ações possíveis. E o tempo que me for concedido só quero ter como prêmio, a certeza do dever cumprido.
Avante Paraná, temos muito a conquistar, não podemos se deixar regredir.
Ser paranaense é acreditar que Paraná pode superar seus obstáculos, é sentir orgulho em dizer sou “filho desta terra”. O que não devemos é perder a esperança, porque o quadro social só poderá mudar quando nosso povo deixar de venerar o TER e aprender a valorizar o SER.
Aqui estamos à disposição de todos e acreditamos que a esperança é a força que nos encoraja a lutar todos os dias.
Finalizo parabenizando a Prefeita Oriana, pelo seu exemplo de dignidade, humildade e honradez e ao Secretário de Finanças Sales Libânio por se desdobrar, mantendo-se como um verdadeiro operário do povo paranaense.
Que Deus nos conceda muita sabedoria e discernimento, nos iluminando nesta caminhada para alcançar nossos sonhos e objetivos hoje, amanhã e sempre.

“Todo problema tem solução se não tem solução não é problema”
(Rubem Braga).

Fonte e fotos Blog do JB.

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

VENDE-SE CG TITAN 125 - ANO 2002

Marcelino Vieira-RN: José Ferrari consegue liminar e volta ao cargo provisoriamente!


Nesta manhã (27) José Ferrari, que na quarta-feira tinha tido o seu cargo de prefeito cassado, conseguiu através de uma liminar o seu cargo de volta provisoriamente, pois processo continua  em aberto.


Como é de direito a oposição ainda pode recorrer desta decisão.

Em seu facebook, o advogado de Ferrari comemorou a decisão: "Acabou a farra... Ferrari é prefeito!!!!"

No momento que saiu o resultado foi aquele alvoroço na cidade, muitos fogos e gritarias.

*Circulo do Fogo

Atuação do Expresso Judiciário supera metas em comarcas do interior

Criado para superar a ausência de magistrados e servidores nas comarcas do interior do Rio Grande do Norte, o Expresso Judiciário, programa de atuação jurisdicional emergencial, vem apresentado resultados satisfatórios por onde passa, em sua missão de dar sequência e resolução aos processos acumulados. Na Vara Única da comarca de Extremoz, na Vara Cível de Apodi e nos Juizados Especiais em Touros e São Miguel, o Expresso Judiciário conseguiu zerar a pauta de processos sob responsabilidade do mutirão e até ir além das metas previstas inicialmente.


Na comarca de Apodi, o diagnóstico prévio realizado pelo Grupo de Preparação do Expresso Judiciário havia identificado 21 processos prontos para serem sentenciados, mas ao final da atuação, foram registradas 482 sentenças proferidas – diferença de 461 feitos julgados a mais. Do mesmo modo, haviam 1.042 processos para serem despachados, mas o número final foi de 1.960. Quanto à decisões, de oito previstas inicialmente, o Expresso finalizou sua atuação em Apodi com 393 decisões proferidas.

O aumento de produtividade se deve ao próprio formato de mutirão, com uma tramitação mais rápida dos processos, além de um trabalho também voltado para a gestão das Secretarias Judiciárias, o que resulta num maior número de atos realizados e de processos remetidos aos julgadores, o que também contribui para a tramitação regular e célere do feito. Assim, em Apodi, estavam previstos a realização de 765 atos de secretaria – o que inclui ações como certificação de prazos, juntada de documentos e marcação de audiências – mas foram feitos 2.953 atos processuais. O acervo na comarca caiu de 3.340 para 2.725 processos.

Em Extremoz, o número final de sentenças foi de 497 contra as 340 previstas no diagnóstico da comarca. Em relação aos despachos foram 1.595 contra 583 iniciais. No número de decisões, outro número superado: 551 decisões proferidas contra as 204 previstas. A secretaria da Vara Única realizou 7.474 atos processuais, um acréscimo de 2.579 aos 4.895 atos previstos. O acervo total que era de 4.054 processos cresceu para 4.661 – o que é explicado pelo fato de que as comarcas não deixam de receber novos processos durante a atuação emergencial.

Já nos Juizados Especiais da comarca de Touros, foram proferidas 261 sentenças e 11 decisões – a previsão era de 162 sentenças e apenas uma decisão. O número de despachos passou de 70 para 377. O número de atos de secretaria foi de 2.953 contra os 765 previstos no diagnóstico. O acervo processual caiu de 700 para 678 feitos.

Finalmente, nos Juizados Especiais de São Miguel, no Oeste do Estado, 424 processos foram sentenciados (a previsão era de 28 sentenças) e 58 tiveram decisões proferidas (apenas duas eram previstas). O número final de despachos foi de 385 contra 13 iniciais. Ao todo, a secretaria realizou 1.988 atos processuais contra 593 previstos. O acervo passou de 929 processos para 949.
*TJRN
Entre em contato - E-mail: nossoparanarn@gmail.com