Terezinha Libânio da Silva Silveira, no oitavo mês de sua gestão, a frente da Secretaria Municipal de Educação.
" Não deixes que outros digam
"Aquele caminho é melhor"
"Este percurso é mais fácil"
O maior dom que Deus nos deu
foi o poder das nossas decisões".
(Paulo Coelho)
JB – Terezinha, como você recebeu o convite para assumir uma pasta tão extensa? Como se sentiu? O que te inspirou para aceita-la?
SME – Realmente Batista. É uma pasta extensa, onde se agrega um dos pontos fundamentais do desenvolvimento humano.
Quando recebi o convite da Prefeita, fiquei um pouco assustada e não queria aceitar, pois sabia de tamanha responsabilidade e os desafios que iria enfrentar. Mas como os desafios fazem parte de nossa vida, estou aqui para enfrentá-los, seguindo sempre esses pilares: DIAGNOSTICAR-REFLETIR-AVALIAR-PLANEJAR.
O que me inspirou foi que, profissionalmente vivi até hoje na educação e fazendo educação. Então não poderia perder a oportunidade ou me omitir de fazer nesta área ou através dela o necessário a execução dos projetos aspirados pela população de Paraná-RN.
JB – Quando chegou à secretaria o que encontrou? Qual era a situação da mesma?
SME – O primeiro momento vivido no prédio da Secretaria de Educação ficou registrado em minha memória como um momento de pânico, ao me deparar com tanto desprezo ao que é público. Pois além da estrutura física do prédio encontrar-se em calamidade, todos os pertences ali encontrados estavam dentro do lixo e se transformando em lixo.
JB – Como encontrou a parte organizacional da Secretaria, bem como os programas e sistemas referentes à educação?
SME – Toda documentação da educação foi deixada pela ex-secretária em pastas de arquivos, no entanto, sentimos muita dificuldade na parte organizacional, devido à falta de informações como, por exemplo: incoerência nos dados de matrícula do Centro Rural, irregularidades no cadastro dos conselhos (como o Conselho do FUNDEB, o qual nunca existiu oficialmente para o FNDE), pendência no cadastro de algumas unidades executoras junto à Receita Federal (as Escolas Manoel Francisco de Andrade e Francisco André de Morais), dentre outros casos que aos poucos estão sendo solucionados. Quanto aos programas e sistemas utilizados pela Secretaria Municipal de Educação, apesar de terem sido feito algumas adesões de programas que estão em andamento, foi detectado uma falha na falta de planejamento na execução do PDDE Acessibilidade, uma vez que não foi elaborado o plano de aplicação das escolas contempladas. No caso específico do PAR (Plano de Ações Articuladas) uma das principais ferramentas de planejamento do município, no tocante a educação, encontrava-se abandonado no sistema, um prejuízo de dois anos para o município. Isso sem contar com as percas anteriores.
JB – E as escolas? Conte um pouco como encontrou e como era a estrutura.
SME – Fazendo uma avaliação diagnóstica dos prédios da rede municipal, temos todo um documentário com fotos e vídeos. É uma totalidade de 11 prédios em funcionamento, sendo um na zona urbana e 10 na zona rural. Todos encontrados em péssimo estado de conservação. Começando da estrutura física dos prédios, infraestrutura, instalação elétrica, hidráulica e em algumas escolas o abandono de computadores. Enfim todas as escolas tendo um mau funcionamento pela falta de compromisso com a educação.
JB – Como as escolas estão funcionando hoje? E o que já se tem feito para melhoria de ensino e aprendizagem?
SME – Hoje as escolas não estão ainda como deveriam ser, pois são tarefas que vão se concretizando em longo prazo. Mas no inicio do ano foram recuperadas as maiores prioridades possíveis, pois não tínhamos recursos suficientes para atender essa grande demanda, estamos em continuação agora com a implantação da energia trifásica, para que possamos regularizar e colocar em funcionamento os laboratórios de informática. Estamos caminhando com instrumentos de apoio ao planejamento da educação municipal, para que num futuro próximo possamos superar os inúmeros obstáculos nos possibilitando assim traçar metas para fazer de nossas escolas melhores espaços para quem usa e mais acolhedor para quem visita.
Quanto à melhoria de ensino e aprendizagem estamos em fase iniciante da formação continuada do Pacto Nacional da Alfabetização na idade certa de 1º ao 3º ano de Ensino Fundamental sendo mediado pela Professora Maésia, também em andamento a formação continuada do PROINFO que visa facilitar o uso das TICs (Tecnologia da Informação e Comunicação) pelos professores, sendo mediado pela Professora Sônia Pontes, bem como a continuidade do Programa Formação pela Escola em breve que será mediado pelo Professor Aderbal Alves, que é direcionado a toda comunidade escolar. Assim sendo acredito que ao término do ano teremos avançado em nossas ações e sucessivamente na melhoria do processo ensino e aprendizagem de nossas escolas, pois nossa meta é sempre o crescimento.
JB – Quantas pessoas fazem parte do quadro da educação hoje? E qual a totalidade de alunos inseridos no Censo 2013?
SME – Dos profissionais que fazem parte do quadro da educação, que recebem do FUNDEB, temos uma totalidade de 81 funcionários, sendo 52 profissionais dos 60% e 29 dos 40%. Mas atualmente temos uma grande defasagem nos recursos do FUNDEB, pois a totalidade dos 100% só está suprindo o pagamento dos que recebem dos 60%, já teve mês que nem totalizou isso. Enquanto que os restantes dos funcionários são pagos com o recurso do FPM.
Quanto à totalidade dos alunos inseridos no Censo 2013. Tivemos um total de 699 alunos, uma diferença de 43 alunos em relação a 2012.
JB – Fale do transporte escolar de antes e de hoje. Como também da merenda escolar, como está funcionando?
SME – Vemos o transporte escolar como um direito de todos e um dever da gestão. Este ano de 2013, pela primeira vez os alunos que usam o transporte escolar para escola Estadual, participaram do 1º dia de aula. Antes também as faltas eram constantes durante o ano, os alunos da zona rural não participavam de eventos na escola, porque o transporte não era disponibilizado, ou melhor, o transporte era um privilégio politico, digo isso porque presenciei essa discriminação. Hoje contamos com a ampliação da frota municipal com a aquisição de mais um ônibus.
Quanto à merenda escolar, não medimos esforços, para que não falte a alimentação das crianças. Inclusive passamos três meses (Maio-Junho-Julho) sem o repasse da merenda, isso tudo por falta de prestação de contas de 2011 e 2012. Mas nem por isso as escolas ficaram sem merenda. Estamos em contato frequente, em reuniões, repassando e recebendo informações, discutindo as necessidades, juntamente com Nutricionista, Conselho, merendeiras e diretores de escolas.
JB – Quais as dificuldades que você encontra hoje para melhorar a estrutura das escolas, dos programas e a organização do prédio da Secretaria de Educação um modo geral? Enfim da Educação do Município?
SME – As maiores dificuldades para estruturar os prédios da Educação, ainda são os poucos recursos, o que foi feito até agora foram usados recursos do FPM.
Quanto aos programas estão sobre controle. E o prédio da Secretaria, a organização da biblioteca..., tudo depende de recursos financeiros é uma questão de tempo para se conseguir. Enfim se falando de Educação (educandos e educadores), as maiores dificuldades ainda é a conquista de interação, unindo “todos pela educação”, pois juntando a inteligência de cada categoria, estaremos na busca coletiva para superarmos dificuldades. Educação é um direito de todos, mas também é um dever de todos.
JB – E quanto a Cultura, o que já se tem feito?
SME – Entendemos que Cultura é um tema presente na caminhada de cada um. E que há essa necessidade de compreensão de nossa história de vida, resgatando valores e interagindo com o meio espiritual, social e material, gerando motivos de alegria e prazer. Pensando não só na comunidade escolar, mas em toda a população, já foram mencionado os primeiros passos, juntamente com João Batista (coordenador de Cultura) e o apoio de Maria Carlos (Mestra em Cultura e projetos culturais) atuante no município vizinho de Major Sales.
Primeiros passos:
· Já foi cadastrado o município junto ao Ministério da Cultura. (acordo de cooperação).
· Foi realizado a II Conferência Municipal de Cultura.
· Em breve estaremos criando a associação sócio-cultural.
· Também brevemente será realizado o mapeamento cultural em todo município.
JB – O que tem a dizer de sua equipe técnica? Qual a função de cada um?
SME – Sabendo das necessidades e obstáculos que iria enfrentar, minha primeira atitude foi centrada na formação de uma equipe comprometida, responsável e empenhada em acrescentar melhorias para nossa educação. Assim sendo a atual equipe da Secretaria encontra-se formada por:
· Marcos Germano – Responsável pelos programas e sistemas da educação (Técnico pedagogo) prestador de serviços à Secretaria.
· Juliana Meyrelles – Operadora Máster (Projeto presença) e digitadora, também prestadora de serviços à Secretaria.
· João Batista – Coordenador de Cultura, mais um prestador de serviços à Secretaria.
Do quadro efetivo temos:
· Maésia, Lucinha e Rosiene – Coordenadoras pedagógicas.
· Socorro Andrade e Ascenilda – Diretora e vice-diretora das Escolas Rurais.
· Fátima Macena e Fátima da Silva – Diretora e vice-diretora da Escola Coronel A. Gonçalves (Caiçara).
· Bernadete Pessoa – Diretora da Creche Maria Justina (Caiçara).
· Clarice Alves – Diretora da Escola Manoel Francisco de Andrade (Paraná).
· Leide Rocha – Diretora da Escola Francisco André de Morais (Monte Alegre).
JB – Quais os projetos futuros para educação do nosso município?
TL – Atualmente os nossos projetos estão centrados nas maiores prioridades possíveis como:
· Reestruturação e equipamentos necessários para um bom funcionamento e desenvolvimento em todos os prédios da educação.
· Capacitar para atuação de docentes e discentes na área tecnológica. Para isso temos o primeiro passo (curso em andamento).
· Refletir, diagnosticar, avaliar e planejar sempre.
· Diagnosticar, planejar e avaliar junto à equipe pedagógica propostas considerando dificuldades e irregularidades, direcionando ações no processo ensino e aprendizagem.
· Em breve, o funcionamento do programa “Mais Educação” (tempo integral de alunos das turmas contempladas, sendo horário integral de no mínimo 7 horas diárias), no mesmo foram contempladas duas escolas: Cel. Antônio Gonçalves (Caiçara) e Francisco A. de Morais (Monte Alegre).
· Resgatar os nossos valores culturais.
· Já estão contempladas no PAR (Programas de ações articuladas), diversas ações em análise, como por exemplo, a substituição da Escola Cel. Antônio Gonçalves. Como também a construção de uma quadre de esporte bem como, equipamentos para todas as escolas da rede municipal.
JB – Que mensagem você deixa para professores, alunos, funcionários e pais de alunos?
SME – Aos professores que transformam sua missão em desafios e que suas ações diárias requer dinamismo, doação, discernimento e sabedoria. Que prossigam fazendo sempre o melhor. Nunca minimizando em saber que o outro não está cumprindo como deveria. Entendamos que a nossa tarefa é centrada na missão de educar, construindo a máquina humana.
Aos nossos alunos: Estudar é uma atividade que exige esforço e dedicação. Mas se a educação é símbolo do desenvolvimento, só somos desenvolvidos porque somos educados. Reflitam buscando na vida social, familiar e escolar, saberes e valores, como dever de cada um, por se tratar de objetivo comum.
A todos os funcionários que fazem parte da educação. O companheirismo, a interação e o compromisso se aliam a fim de que ambos trilhem o mesmo caminho para promover o desenvolvimento e a socialização dos nossos alunos.
Aos pais: É de suma importância a presença da família na escola. A parceria escola e família contribui para o desempenho do aluno no processo ensino e aprendizagem. Sozinhos somos fracos, juntos somos fortes pela causa que abraçamos.
JB – Faça suas considerações finais direcionadas a população de Paraná/RN.
SME – Ao povo do município de Paraná aqui do recanto do Rio Grande do Norte. Antes de tudo quero dizer que na função de gestora da educação, não dependo de acontecimentos incertos ou aleatórios, nem também uso o cargo para glória pessoal. Isso não faz parte da minha índole ou do meu perfil. Graças a Deus sempre tive opinião própria, para mim não existe o meio termo ou faço com segurança ou não faço.
Neste primeiro ano minha maior preocupação é arrumar a casa, nada se constrói sem base. São as atitudes conscientes cobradas pela população que nos faz aliar-se nesta luta para a realização das ações possíveis. E o tempo que me for concedido só quero ter como prêmio, a certeza do dever cumprido.
Avante Paraná, temos muito a conquistar, não podemos se deixar regredir.
Ser paranaense é acreditar que Paraná pode superar seus obstáculos, é sentir orgulho em dizer sou “filho desta terra”. O que não devemos é perder a esperança, porque o quadro social só poderá mudar quando nosso povo deixar de venerar o TER e aprender a valorizar o SER.
Aqui estamos à disposição de todos e acreditamos que a esperança é a força que nos encoraja a lutar todos os dias.
Finalizo parabenizando a Prefeita Oriana, pelo seu exemplo de dignidade, humildade e honradez e ao Secretário de Finanças Sales Libânio por se desdobrar, mantendo-se como um verdadeiro operário do povo paranaense.
Que Deus nos conceda muita sabedoria e discernimento, nos iluminando nesta caminhada para alcançar nossos sonhos e objetivos hoje, amanhã e sempre.
“Todo problema tem solução se não tem solução não é problema”
(Rubem Braga).
Fonte e fotos Blog do JB.
Esta entrevista é pura e sisplesmente a expressão da realidade.Parabéns! Lindomar Libânio
ResponderExcluirParabéns pelo trabalho que vem realizando a favor da educação do nosso município. Pois como muito bem falou que os desafios fazem parte de nossas vidas. EDUCAR é um desafio sem pretendentes e, uma grande responsabilidade pois se trata de formar cidadãos que levarão para o resto de suas vidas os conhecimentos adquiridos na escola. E diante do estado precário que se encontrava a educação do município, cada passo dado é uma grande vitória junto a essa atual equipe de bons profissionais, inclusive com o quadro de professores qualificados que dispõe o município.Parabéns pelo esforço dedicado a educação!
ResponderExcluir"Vá onde os outros nunca foram. Explore novas áreas.Tenha ideias únicas e arrisque fazer o que nunca foi feito" (Richard Brason)
Retifico a palavra do comentário anterior na linha 3: não é pretendentes e sim,PRECEDENTES.
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