segunda-feira, 7 de julho de 2014

Paraná/RN: Trilhas Potiguares esteve presente em nosso município e coordenadora concede entrevista.

Trilhas PotiguaresO Trilhas Potiguares Consiste em um Programa de Extensão com efetiva interação entre a Universidade e a comunidade de pequenos municípios do Rio Grande do Norte, com até 15.000 habitantes. A ação em cada município participante constitui um Projeto de Extensão e o conjunto de municípios (projetos) forma o Programa Trilhas Potiguares. 

A UFRN assume, através do projeto, a sua participação no processo de retomada do conhecimento crítico e participativo da sociedade, com uma visão interdisciplinar sobre a realidade na qual se insere. Além do cunho acadêmico, o projeto tem elevado conteúdo social.

O programa Trilhas Potiguares 2014 da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com suas ações de extensão, no município de Paraná/RN, foi realizado no período de 26 de junho até 2 de julho de 2014.

Objetivos:

1. Identificar a realidade sócio econômica, cultural e ambiental dos municípios, para a realização de estudos localizados direcionados à execução de ações que contribuam para o desenvolvimento sustentável das comunidades.

2. Desenvolver projetos em áreas e temas específicos que integrem professores, alunos, técnicos e lideranças comunitárias, utilizando como referencial os princípios do desenvolvimento sustentável, no sentido de contribuir para a transformação da realidade.

3. Articular demandas de projetos específicos, de pesquisa ou extensão, para os municípios que possam ser desenvolvidos em parceria com os diversos setores da UFRN.

4. Contribuir para o processo de qualificação social dos membros da comunidade acadêmica, oportunizando novos cenários de ensino-aprendizagem, troca de saberes e o desenvolvimento de uma consciência crítica acerca do seu papel social.

5. Identificar lideranças locais e capacitá-las a fim de que se tornem agentes multiplicadores das ações desenvolvidas nas diversas áreas do Programa.


A Coordenadora do Projeto de Extensão da UFRN – Trilhas Potiguares, Luciana Lacerda concedeu entrevista ao Blog do JB.
João Batista(JB) e Luciana Lacerda(LL)
JB – Luciana Lacerda, como foi o processo de escolha até chegar aqui?

L.L – Primeiro do que tudo uma reunião. Nesta todos já tinham participados das trilhas, enquanto que Eu era iniciante, optei pelo município até então desconhecido pelos demais, sendo que o município de Paraná estava participando pela primeira vez, além do fato de ser um dos municípios mais distantes.


JB – Defina Trilhas Potiguares e seu objetivo.

L.L – É um projeto de extensão da UFRN que atende os municípios menores, com o intuito de atender as necessidade de acordo com ás áreas de estudos dos alunos e suas habilidades. Com isso ganha o município com a troca de conhecimentos e o aluno que entra em contato com a realidade distinta da deles, podendo por em prática o que ele aprendeu.

JB – Como se dar todo o processo de preparação/planejamento até chegar aos municípios?

L.L – Abre-se o edital das Trilhas Potiguares através da Pro- Reitoria de extensão da UFRN para os municípios interessados em participar. Quanto a Coordenação e os alunos participantes passam por uma seleção a partir de um questionário disponível no SIGAA (Sistema Integrado de Gestão de Atividades – UFRN).

JB – O que você diria sobre o Município: Participação/Acolhida/Oficinas?

L.L – Desde a viagem de demanda eu percebi que não poderia ter feito escolha melhor. Desejava desenvolver este projeto numa cidade do interior nos modes de Paraná. Em nossa primeira reunião fiquei muito satisfeita com a participação fundamental dos diversos setores da comunidade. Senti que realmente o trabalho do trilha a ser feito aqui faria diferença e dentro de nossas possibilidades daríamos o melhor. Todos os envolvidos nos trataram com carinho e dedicação, sempre de bom humor e muito solícitos. A participação da população na verdade excedeu as expectativas e nossos trilheiros apesar de trabalharem muito não poderiam estar mais felizes, principalmente as crianças e idosos vão deixar saudades na equipe inteira.

JB – Como você define a sua equipe (trilheiros)?

L.L – Procuramos selecionar os alunos de cursos diferentes e habilidades variadas. Dessa forma, nossa equipe conseguiu atender necessidades bem distintas. Uma Característica em comum em todos eles é o espirito de cooperação, todos se envolveram e ajudaram-se mutuamente.

JB – Em sua opinião o que as trilhas deixam para o município?

L.L – Assim como a horta comunitária resultante de uma das atividades, SENTIMOS QUE PLANTAMOS VÁRIAS SEMENTES AQUI NO MUNICÍPIO. Especialmente por termos atuado nos distritos mais distantes. A própria comunidade nos passou sentimento de continuidade.

JB – Que mensagem você deixa para o município de Paraná?

L.L – Todo mundo tem potencial. Se você quer fazer algo que faça a diferença na sua vida e na das pessoas ao seu redor, basta querer acreditar em si mesmo.

JB – Suas considerações finais...

L.L – Gostaria de agradecer em nome de todos aos responsáveis por nossa vinda a Paraná, desde a Prefeita Oriana Rodrigues e sua Equipe, a você João Batista, coordenador das trilhas aqui no município e as pessoas que deram apoio em nossa estadia, sem esquecer da gratidão da população. Saímos de Paraná com a sensação de dever cumprido e com uma vontade imensa de retornarmos em breve. 

*Redação NPRN, com informações do Blog Trilhas Potiguares e blog JB, Agente de Desenvolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine com responsabilidade sem usar o anonimato!

A Liberdade de Expressão... está assegurada, em Lei, à todo Cidadão,LIVRE!

Entre em contato - E-mail: nossoparanarn@gmail.com