O Teste do Pezinho é um dos primeiros exames que o bebê faz logo após o nascimento. Entre três e cinco dias de vida, o recém-nascido deve realizar este procedimento fundamental para identificar doenças crônicas que, com o devido tratamento, podem fazer com que a pessoa possa viver com melhores condições. O exame é realizado através da coleta de sangue do calcanhar do bebê.
Leonardo Morais, pediatra do Hapvida Saúde, lembra que o exame é obrigatório e pode ser realizado pelo Sistema Único de Saúde. “O Teste do Pezinho é obrigatório por lei em todo o país por meio do Programa Nacional de Triagem Neonatal oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).”, disse o pediatra. A Triagem é um programa de Saúde Pública que foi implantado no ano de 2001, através da Portaria Ministerial do Ministério da Saúde, implantado em 2001.
O teste pode identificar doenças crônicas que, se identificadas logo no início da vida, podem ter um tratamento mais tranquilo e com menos sofrimento para o paciente. “O teste do pezinho ajuda na identificação das seguintes doenças: Fenilcetonuria, hipotireoidismo congênito, anemia falciforme, fibrose cística, deficiência de botinidade e hiperplasia adrenal congênita, leucinose, deficiência de G-6 PD, galactosemia e toxoplasmose congênita”, informou.
*Nosso Paraná RN/Mixmidia Assessoria de Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Opine com responsabilidade sem usar o anonimato!
A Liberdade de Expressão... está assegurada, em Lei, à todo Cidadão,LIVRE!