O Projeto Rumo ao IF, que teve início em março deste ano, teve como principal objetivo preparar intelectualmente adolescentes do 9º ano, da cidade de Alexandria/RN, a enfrentar as provas dos Institutos Federais. Foram quase seis horas semanais de aulas de redação, português e matemática. O curso foi bastante proveitoso e a produção de conhecimento, constante.
Domingo (16) estes jovens colocarão em prática os assuntos estudados durante oito meses. Será o fim desta primeira etapa e o início de outras, que exigirão bem mais esforços desses adolescentes. Com o passar do tempo, o mundo globalizado se torna bem mais competitivo e o preparo intelectual é primordial para conquistas futuras. Dar oportunidade aos jovens de hoje, gratuitamente, é dever de todos nós. É fácil criticar os adolescentes espalhados pelas ruas e praças. Dizemos “ao invés de estarem ali, deveriam estudar”, mas na maioria das vezes não fazemos nada para tirá-los de lá. Quero dar oportunidade aos estudantes que realmente querem aprender.
O Rumo ao IF foi um curso para a vida. Não restringimos as aulas apenas às questões intelectuais. Foi transmitido aos estudantes valores como perseverança, ajuda mútua e motivação. A educação vai além da escolarização. O conhecimento foi plantado, e somente a educação pode colher os frutos para a vida saborear.
"A finalidade do projeto é facilitar o acesso dos alunos das escolas públicas alexandrienses aos Institutos Federais da região (Pau dos Ferros e Catolé do Rocha/PB). disse o Tenente Luciano da Costa e Silva, que é sub-comandante da 3ª CPM/7º BPM e responsável pelo projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Opine com responsabilidade sem usar o anonimato!
A Liberdade de Expressão... está assegurada, em Lei, à todo Cidadão,LIVRE!