O 3º Sargento Reformado da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte, Gideão de Souza Pontes, recebeu da Câmara de Vereadores de Pau dos Ferros/RN, no dia de ontem, Moção de Aplauso pelo reconhecimento em ter sido um dos pioneiros da prática de Capoeira na região.
Gideão é mestre da arte marcial brasileira. Através do grupo Berimbaus do Oeste, juntamente com seu irmão “Netinho”, eles foram os pioneiros na cidade de Pau dos Ferros/RN e região.
Também foi aprovado um projeto de Lei de autoria do Vereador Gilson Rego, que instituiu o Dia 20 de Novembro no calendário municipal como sendo o Dia do Capoeirista.
Desenvolvida no Brasil principalmente por descendentes de escravos africanos, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando primariamente chutes e rasteiras, além de cabeçadas, joelhadas, cotoveladas, acrobacias em solo ou aéreas.
Uma característica que distingue a capoeira da maioria das outras artes marciais é a sua musicalidade. Praticantes desta arte marcial brasileira aprendem não apenas a lutar e a jogar, mas também a tocar os instrumentos típicos e a cantar.
*R.R. Gonçalves
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Opine com responsabilidade sem usar o anonimato!
A Liberdade de Expressão... está assegurada, em Lei, à todo Cidadão,LIVRE!