O Lastro conquistou o título mais desejado do futebol amador da região, após vencer o Icó nos pênalti pelo placar de 5 x 4, depois de empatar o tempo normal em 1 x 1.
Os gols foram marcados por Markelino para o time paraibano, e Tico para a equipe cearense.
Uma tarde de emoção, como sempre acontece, um grande público comparece ao estádio O Piozão para acompanhar a final da Copa Primo Fernandes, e esse ano não foi diferente, mesmo sem ter uma equipe local na final, muita gente de outros municípios compareceram para ver o último jogo da competição.
Após o protocolo de abertura o jogo começa com a equipe do Ceará indo ao ataque, aos 5 minutos, Vinícius Boquinha chuta, e o goleiro Betinho espalma cedendo o escanteio.
O time do Lastro teve uma cobrança de falta a seu favor aos 14, e bola parada é sempre com o bom lateral Danilo Itaporanga que bateu de longa distância, mas o goleiro Gugu pegou sem problemas.
A equipe do Icó tentou mais um arremate ao gol aos 18, quando Ismael chutou de fora da área, e o goleiro Betinho pegou em dois tempos.
Aos 19, grande chance para o Lastro, Kleber cobra escanteio e Wykyty sobe sozinho e cabeceia para fora.
O Icó chega de novo ao ataque aos 25, Vinícius Boquinha bate cruzado, a zaga salva mandando para escanteio.
O Lastro dá resposta aos 26, com Jecelino que bate forte, e o goleiro cearense pega em dois tempos.
Jogo equilibrado, no chamado lá e cá, aos 29, lançamento na área do Lastro, Pedro Henrique cabeceia, e o goleiro Betinho fica com a bola.
Mais uma grande chance para a equipe paraibana foi criada aos 31, quando Kleber fez boa jogada pela direita cruzou rasteiro, Jecelino chegou batendo de primeira, mas a bola foi para fora.
O time paraibano chegou mais uma vez aos 33, Ismael bateu de longe, a bola passou por cima do gol de Gugu.
A equipe do Lastro fazia um melhor primeiro tempo, e como recompensa por essa superioridade, aos 35, Jucelino lançou na a área, Markelino se antecipou ao goleiro Gugu e abriu o placar, Lastro 1 x 0.
Festa no Piozão, para o time paraibano que tinha maior número de torcedores presentes.
O primeiro tempo terminou com vitória parcial da equipe paraibana, 1 x 0.
Na segunda etapa, o time do Ceará corre em busca do empate, e entra em campo com mudança, com a entrada de Rubinho.
Aos 2 minutos de bola rolando, Denis Baiano cobra falta, a bola vai por cima do gol de Betinho.
Não demorou muito e a pressão da equipe cearense resulta no gol do empate, aos 04, Denis Baiano cobra falta, a bola desvia na segunda trave e Tico manda para o fundo da rede fazendo Icó 1 x 1 Lastro.
O time cearense volta melhor na segunda etapa, e o paraibano fica retrancado no seu campo de defesa.
O Icó chegou mais uma vez aos 10 minuto, quando de novo Denis Baiano cobra falta, a bola chega até Fernando que chega chutando e a zaga afasta.
A equipe cearense dominava a segunda etapa, e Denis Baiano era sempre o responsável por criar as jogadas de ataque, aos 12, ele chutou fraco para defesa fácil do goleiro Betinho.
A equipe do Lastro tenta uma resposta aos 17, com Markelino que chuta forte, mas a bola vai para fora.
Numa jogada pela direita, o centroavante Pedro Henrique cai fora de campo, e nessa queda machuca o ombro direito, é obrigado a sair de campo, inclusive foi de ambulância para o hospital.
O jogo continuou, mas sem muita criatividade por parte das duas equipes, e poucos lances de ataques, onde as defesas levaram a melhor,e com isso o jogo partiu para as penalidades.
Terminando assim o jogo em 1 x 1.
Desde 2004, na segunda edição da competição, que não havia uma disputa de pênalti na final da Copa Primo Fernandes.
As emoções ficaram mais fortes ainda nas penalidades, aliás, as duas equipes já vinha, de penalidades na semifinal, mas agora, só uma poderia comemorar.
O time paraibano começa cobrando, com o lateral Danilo fazendo 1 x 0.
Genilson deixou tudo igual, 1 x 1.
Markelino deixa novamente o Lastr na frente, 2 x 1.
Rubinho também converte, 2 x 2.
Sandrinho faz o terceiro do Lastro, 3 x 2.
Tico também marca para a equipe cearense, 3 x 3.
Jucelino bate, perde, 3 x 3, com a vantagem para o time cearense.
Vantagem essa que é confirmada com a cobrança de Flavio fazendo Icó 4 x 3 Lastro.
Kleber bate para o Lastro, não podia perder, e com muita categoria ele marca para o Lastro, 4 x 4.
Quinta e última cobrança para o time do Icó, Denis Baiano, um dos craques da equipe, era fazer e conquistar o título, ele bate para fora, perdendo a grande chance de conquista e levando para os alternados.
Damião foi o primeira a cobrar para o time paraibano, fazendo 5 x 4.
Fernando bateu para o time cearense e também perdeu.
Final, Lastro 5 x 4 Icó. O time paraibano é campeão.
Após o jogo, houve a entrega de premiação, onde os jogadores do Icó receberam as medalhas, troféus e cheque de R$ 5.000,00 (cinco mil reais).
Teve anda o prêmio de goleiro menos vazado para Gugu que em toda a competição sofreu apenas 5 gols.
E finalmente a festa do time campeão com medalhas, troféu e o prêmio em dinheiro no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais).
O prefeito Dr Thales Fernandes, presente ao evento juntamente com a vice prefeita Maria Elce, se mostrou muito satisfeito, e disse que essa foi a maior de todas as edições, e que para 2019, tem a difícil missão de superar essa, o que não será fácil, mas conta com sua equipe para alcançar o objetivo.
Na final inédita, deu o Lastro, conquistando o título pela primeira vez, representando a Paraíba que com esse conquista o terceiro, o Ceará que chegou forte esse ano acabou ficando com o vice.
Brilhou também nessa final, o trio de arbitragem Fabrício auxiliado por Renato e Bieto, os pratas da casa que fizeram bonito representando Major Sales.
Mais uma vez grande sucesso, parabéns ao Lastro, Icó, e todas as outras equipes e a todos os envolvidos nessa grande festa do futebol.
*Copa Primo Fernandes