segunda-feira, 30 de julho de 2018

Criminosos fazem ataques em Roraima a mando de facção, diz PM

Banco no bairro Alvorada foi alvo de ataque; bandidos usaram gasolina e coquetel molotov (Foto: Arquivo pessoal )

Criminosos fizeram ataques em Roraima entre a noite de domingo (30) e a madrugada desta segunda-feira (31). Três agências bancárias, prédios públicos, incluindo uma delegacia de Polícia Civil e um quartel da PM, foram alvos em Boa Vista e em outras quatro cidades do interior. Três adultos foram presos e um menor apreendido. Não há relatos de feridos.

Segundo o coronel Prola, comandante da PM, os ataques e tentativas foram feitos a mando de uma facção criminosa. Foram registradas ocorrências em Boa Vista, Caracaraí, Iracema, Cantá e Caroebe. Na capital, os ataques começaram por volta das 23h e se concentraram na zona Oeste da cidade.

Ao menos três caixas eletrônicos foram explodidos em banco no bairro Alvorada. Foi ateado fogo na sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Nova Cidade. As chamas atingiram a recepção danificando a estrutura, forro e mobiliário do local e os atendimentos foram suspensos nesta segunda, segundo a prefeitura.

Um caminhão também foi incendiado no Cras do bairro Centenário. Bandidos jogaram coquetel molotov em um banco no bairro Raiar do Sol, e no Cras do bairro União.
Bandidos tentaram atear fogo no prédio do Cras, no bairro Nova Cidad; Corpo e Bombeiros foi chamado (Foto: Arquivo pessoal )

Um grupo de quatro pessoas com idades entre 16 e 22 anos foi flagrado ao tentar atear fogo em um trailler da Polícia Militar no residencial Vila Jardim, também na zona Oeste de Boa Vista. Eles tinham galões e garrafas com gasolina e isqueiro. Todos foram levados ao 5º Distrito Policial.

Conforme o coronel Lindolfo Bessa, comandante da PM no interior, bandidos tentaram atacar o quartel da PM no Cantá e a delegacia da Civil em Iracema. Foi ateado fogo em um banco e na sede do Cras de Caracaraí e um caminhão de lixo foi incendiado em Caroebe.
Banco em Caracaraí também foi alvo de ataque; grupo jogou coquetel molotov no prédio, segundo a PM (Foto: Arquivo pessoal )

De acordo com Prola, as polícias já sabiam que ocorreriam tentativas de ataques e a segurança foi reforçada na capital e nos municípios do interior.

Ele confirmou que a onda de ataques foi a mando da facção Primeiro Comando da Capital (PCC).
Caixa no bairro Raiar do Sol também foi alvo de tentativa de ataque (Foto: Alan Chaves/G1 RR)

"Vários ataques foram inibidos pela ação da PM, porque nós reforçamos o policiamento a noite toda na cidade. Nós nos preparamos para esse embate", afirmou Prola.

As ocorrências na capital foram registradas no 5º Distrito Policial e seguiram para investigação no Distrito de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco).
Cras de Caracaraí também foi alvo de ataque, segundo a PM da cidade (Foto: Arquivo pessoal )

Em nota à Rede Amazônica Roraima, o governo do estado disse que as ações diretas do Comando de Policiamento da Capital conseguiram minimizar a atuação do crime organizado.

"As forças de segurança do Governo do Estado, PMRR, Polícia Civil e Secretaria de Justiça e Cidadania, estão aptas para combater a ação criminosa e abortar ataques, de forma a garantir a segurança da população e reprimir atos de vandalismo, mantendo a ordem no Estado. As investigações feitas pelo serviço de inteligência continuam".
Grupo detido no Vila Jardim tinha gasolina, isqueiros e papel higiênico (Foto: Arquivo pessoal )

A prefeitura de Boa Vista também confirmou os ataques nas três sedes dos Cras na capital. Em nota, o município disse que os maiores danos foram causados ao Cras do bairro Nova Cidade. Os outros dois não chegaram a ser incendiados.

"No Cras Centenário, o fogo atingiu um caminhão que estava na área externa e, no Cras União, chegaram a jogar duas garrafas com gasolina, porém o vidro da porta não quebrou, o que resultou no dano apenas da calçada do prédio. Os atendimentos neste dois Centros acontecem normalmente", informou.

*G1 RR, Boa Vista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine com responsabilidade sem usar o anonimato!

A Liberdade de Expressão... está assegurada, em Lei, à todo Cidadão,LIVRE!

Entre em contato - E-mail: nossoparanarn@gmail.com