sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Júnior Jácome faz palestra em Alexandria/RN sobre o Programa Território da cidadania

O Programa Território da Cidadania do Alto Oeste Potiguar é um programa do Governo federal Desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário que busca alavancar o desenvolvimento de regiões pobres do Brasil. Estão sendo trabalhados 30 municípios que compõem a região do Alto Oeste Potiguar com o desenvolvimento da atividade da bovinocultura mista, mas precisamente na atividade leiteira, e nas regiões serranas a fruticultura de sequeiro.
O Programa foi implantado ontem(17) na Câmara Municipal de Alexandria/RN tem a parceria da EMATER, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Prefeitura Municipal; através da Secretaria de Agricultura, Câmara de Vereadores e associações ligadas a terra.
A platéia formada por agricultores do município ouviu a palestra do técnico Júnior Jácome, Coordenador do Núcleo Diretivo do Território da Cidadania, onde foram escolhidos os 20 primeiros produtores interessados a se associarem ao programa que vai disponibilizar um engenheiro Agrônomo, um Veterinário, um Zootecnista e um assistente Social que vai orientar os produtores na implementação do referido programa.
Segundo Júnior Jácome vai ser atacado inicialmente à questão da assistência técnica para melhorar a produtividade, o rebanho e a qualidade do leite. Existe o projeto para implantação de uma fábrica de ração com base no milho e no bagaço do caju e em 2010 a idéia é uma unidade de beneficiamento do leite. Para a instalação da fábrica de ração estão pleiteando os municípios de Pau dos Ferros/RN, Rafael Fernandes/RN e José da Penha/RN. Alexandria/RN também vai entrar na briga pela fábrica.
Cada município formará a sua associação e essas associações irão formar a cooperativa regional. “Esse é o pontapé inicial. Visto que somente agora é que os recursos do orçamento Geral da união estão chegando” – concluiu Júnior Jácome.
O Banco do Nordeste é um parceiro do programa. O Agente de Desenvolvimento do BNB de Pau dos Ferros/RN, José Augusto, disse a nossa reportagem que o banco faz parte do núcleo diretivo do Território da Cidadania. “O carro chefe dessa política é o Programa Nacional de Fortalecimento a Agricultura Familiar (Pronaf) e nós somos o principal agente financeiro do governo para atender o público focado no Território da Cidadania” – disse.
arquivovip

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine com responsabilidade sem usar o anonimato!

A Liberdade de Expressão... está assegurada, em Lei, à todo Cidadão,LIVRE!

Entre em contato - E-mail: nossoparanarn@gmail.com