A Polícia Militar do Rio Grande do Norte comemora nesta quarta-feira (11), os 47 anos de existência do Hospital Coronel Pedro Germano, uma evolução do centro ambulatorial Leide Morais, que até 1962, era o único atendimento médico “privilegiado” a policiais militares. Com a criação da Diretoria da Saúde no âmbito da PM, o centro evoluiu até chegar à unidade hospitalar que é hoje. A solenidade está marcada para às 16h30, na sede do hospital.O Hospital Central Coronel Pedro Germano, localizado na avenida Prudente de Morais, 887, no bairro do Tirol, dispõe, em suas dependências, de enfermarias de clínica médica, pediatria, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, UTI geral e neonatal, centro cirúrgico, laboratório de análises clínicas, farmácia, sala de radiografia e ultrassonografia, sala de pronto-atendimento, além de um anexo onde funciona a “cidade da amamentação”, composta de um banco de leite e de uma sala de vacinas.
A unidade hospitalar atende não só aos militares e seus dependentes, como também a população em geral. Ali funciona, ainda, o Estágio Acadêmico em Clínica Médica há 43 anos e mais recentemente a Residência Médica.
Como reconhecimento ao trabalho pelo combate à mortalidade infantil recebeu do UNICEF/Ministério da Saúde/UNESCO o título de “Hospital Amigo da Criança”, em dezembro de 2000. O Hospital também foi referência para o atendimento a autoridades, presidentes e ao Papa João Paulo II quando o sumo pontífice esteve em Natal.
Hoje, a unidade realiza um atendimento anual de mais de 5.300 internações hospitalares, 2.400 cirurgias, 40.000 exames laboratoriais. 3.600 ultra-sonografias, 5.000 exames de raios X, 85.000 mil consultas médicas além de 23.000 atendimentos odontológicos. A meta da diretoria, agora, é interiorização as ações de saúde, criando as unidades de Caicó e Pau dos Ferros/RN.
#NPRN/Agência RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Opine com responsabilidade sem usar o anonimato!
A Liberdade de Expressão... está assegurada, em Lei, à todo Cidadão,LIVRE!