domingo, 22 de janeiro de 2012

Álcool: A Licitude da Venda e a Ilicitude do Consumo!

Jovens do ensino médio e universitários se reúnem para beber e se divertir, em festas particulares ou bares, em frente às próprias escolas diariamente em todo o país. A principal preocupação é que essa rotina começa cada vez mais cedo, e que a felicidade de uns pode se tornar a tristeza de outros.

O uso do álcool deixou de ser exclusividade dos adultos, hoje é a droga mais consumida pelos adolescentes cerca de 70% em todo o país. O baixo custo, a aceitação social e familiar, a falta de controle na venda e no consumo certamente é o que agrava esse quadro preocupante. Geralmente os jovens estão começando a provar bebidas alcoólicas por volta dos 11 anos.

Como é típico dos adolescentes, buscando sempre uma nova identidade, novas sensações, procuram testar seus limites consumindo o máximo que podem, o que acarreta em um futuro próximo, um consumo massivo. Além de ser exemplo, muita das vezes, a passividade dos pais é cada vez maior, pois geralmente se preocupam com as drogas ilícitas, como maconha e cocaína, deixando de lado o cuidado com o consumo dessas bebidas. E aí? O que fazer?

Não podemos esquecer que o consumo de álcool mesmo que em pequena quantidade é prejudicial para a saúde, pois é um elemento tóxico. Seu consumo diminui os reflexos, a perca do raciocínio lógico e consciente, é o causador de inúmeros acidentes automobilísticos (cerca de 40% no mundo), gerador de violência e sexo inseguro, chegando a causar várias vítimas fatais.

Realmente mudar o conceito sobre o consumo é difícil, já que ele chega a ser uma questão de status e prazer social. Não basta a proibição dos pais, ou da venda para menores. É preciso uma conscientização realizada em conjunto pela família, escola e governo, para que possa haver um reconhecimento dos adolescentes sobre essa questão. Assim, é dever de todos agir hoje mesmo contra essa situação, para que possamos lograr êxito com as futuras gerações.

Vinícius Fontes , José da Penha - RN, Acadêmico de Direito pela UFCG.

2 comentários:

  1. Parabéns pela materia que se muitos penssasem como você,também vivo nessa luta tentando concientizar pessoas em relação ao alcool,uma droga que dar entrada para outras drogas.

    ResponderExcluir
  2. Vinícius, parabéns pelo excelente texto. É preciso que o consumo responsável de álcool seja debatido. É bom saber dessa sua iniciativa. Você mesmo disse que os jovens entram cada vez mais cedo no mundo da bebida e a partir daí começam a adentrar num caminho que só trás problemas para a vida da pessoa. O que você falou é a mais pura verdade, para isso, basta andarmos pelas ruas e comprovar tal realidade. Vale salientar que tanto o álcool quanto o cigarro abrem caminho para que os indivíduos se viciem em drogas mais pesadas. Mais uma vez, PARABÉNS pelo texto!

    ResponderExcluir

Opine com responsabilidade sem usar o anonimato!

A Liberdade de Expressão... está assegurada, em Lei, à todo Cidadão,LIVRE!

Entre em contato - E-mail: nossoparanarn@gmail.com