domingo, 29 de janeiro de 2012

A Necessidade de Ingresso No Ensino Superior.

Ultimamente jovens ao término do ensino médio estão deixando de lado o ingresso no ensino superior e valorizando concursos bem remunerados de seu nível. O problema é que estes estão com os dias contados, e a melhor maneira de se preparar para o mercado de trabalho ainda é o cursar uma universidade.

Atualmente em nosso país ficam cada vez mais escassos concursos com níveis médios, para o fundamental então só é oferecido basicamente em concursos municipais. Os de segundo grau aparecem geralmente a nível estadual e raramente federal, onde quase todos exigem uma graduação, para altos cargos principalmente.

Devido à enorme concorrência de mercado, as empresas estão cada vez mais rigorosas com a contratação de seus novos funcionários. Por isso, a graduação é importante, é na faculdade que o jovem vai ampliar seu campo de conhecimento; ganhar experiência com estágios, que aproximará ele do mercado, deixando-o futuramente apto.

Uma preocupação dos jovens é a escolha do curso certo e de uma boa faculdade que garanta seu sucesso. As particulares estão ganhado cada vez mais espaço, desde que tenham boa estrutura e um bom corpo docente, não há problema. Mas as mais procuradas são as universidades públicas, onde é preciso um grande esforço para ingressar, mas que no final vale a pena.

Assim, diante do pequeno quadro de vagas em concursos para o nível fundamental e médio, o ideal seria o ingresso no ensino superior. Para que o jovem se prepare adequadamente ao mercado de trabalho e que seu desempenho seja o mais satisfatório possível. Escolha seu curso e boa sorte!

Vinícius Fontes, José da Penha – RN, Acadêmico de Direito pela UFCG.

3 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa Vínícius, é louvável sua atitude que além de exemplo incentiva os demais jovens a se conscientizarem dessa necessidade nos dias atuais.
    MAGNA - PARANÁ/RN

    ResponderExcluir
  2. A princípio, concordo com seu ponto de vista. De fato, a formaçao acadêmica é indispensável da vida de qualquer indivíduo. Porém, o acesso em larga escala aos diversos cursos de nível superior trouxe a facilidade em entrar em uma universidade, mas, ao mesmo tempo, ocasionou a carência de profissionais, de fato, capacitados. Além disso, não vejo a faculdade como a única mola-mestra para o sucesso do jovem. Quantas pessoas não vemos que, mesmo portando um diploma, ainda se encontra desempregado? E onde fica os cursos profissionalizantes? E o empreendedorismo? São questões que nos levam, também, à reflexão.

    ResponderExcluir
  3. Vinícius Fontes, no meu ponto de vista vai depender de individuo para individuo, suas metas, seus objetivos e em termos financeiros o quanto você precisa ganhar e enquanto tempo precisa ganhar. São pontos que configuram um esquema em que se deve ser levado em conta na hora de optar por um concurso ou um curso superior. O grande problema é que em em ambos os lados esta havendo em certas partes uma saturação, elementos qualificados disputando uma pequena quantidade de vagas !. E se a felicidade e o sucesso de qualquer um for igual ao meu, definitivamente ligado ao dinheiro ai companheiros " Se ficar o bicho pega e se correr o bicho come" ou seja não se tem o que fazer o quanto mais você quer ganhar mais difícil é o caminho para conseguir.

    ResponderExcluir

Opine com responsabilidade sem usar o anonimato!

A Liberdade de Expressão... está assegurada, em Lei, à todo Cidadão,LIVRE!

Entre em contato - E-mail: nossoparanarn@gmail.com