Professores concursados do quadro efetivo do município de Antônio Martins estão unidos contra medida da Prefeitura que acabou por reduzir os salários da categoria. A redução com a retirada de todas as vantagens antes recebidas pelos profissionais vem resultando em perdas que chegam a somar de R$ 350,00 a R$ 415,00, nos vencimentos dos educadores.
A situação vem sendo vivenciada atualmente pela categoria do magistério de Antônio Martins desde o pagamento do mês de janeiro de 2013, tendo se repetido também em fevereiro.
“Em uma atitude anticonstitucional e não republicana, o prefeito de Antônio Martins, José Júlio Fernandes Neto, rebaixou o salário dos professores do município, em total desacordo com o Plano de Cargos e Salários do Magistério, vigente desde o ano de 2009. Desde esse período a categoria da educação vinha a cada ano tendo conquista significativas em relação aos seus salários e promoções.
Contudo, para o desagrado de todos os educadores, o prefeito rebaixou o ganho destes profissionais, tirando os direitos adquiridos pela categoria”, revela a presidente do Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais, e ainda, a presidente do Conselho Municipal do Fundeb, professora Vânia Alves de Oliveira.
Entre os benefícios que eram recebidos pelos professores e que foram suspensos estão títulos de graduação, letras, promoções. “Isto está em total desacordo com a política salarial do Governo Federal, em relação ao Piso Nacional do Fundeb”, disse.
Como forma de protestar tamanho desacordo, contra o cumprimento do Plano de Cargos e Carreira do Magistério, os professores já realizaram manifestações organizadas pelo Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Antônio Martins.
Conforme informações da professora, o prefeito teria informado que a redução seria ocasionada pela falta de dinheiro para efetuar o pagamento integral. “Ele está irredutível e disse que não tem condições de pagar, mas sabemos que isso não condiz com a realidade. Já acionamos a justiça e entramos com um Mandado de Segurança para tentar reverter essa situação”, disse.
A reportagem da GAZETA tentou entrar em contato com o prefeito José Júlio Fernandes Neto para ouvi-lo, porém os números de celular informados por uma secretária da prefeitura estavam desligados até o fechamento desta matéria.
*GAZETA DO OESTE
Lamentável a atitude do nobre prefeito, pois se tem uma categoria que deveria ser bem remunerada nesse pais, essa seria os educadores. Sem educação de qualidade não há desenvolvimento. E o profissional mal remunerado não tem condições de desenvolver um bom trabalho.
ResponderExcluirEste é o prefeito que muitos queriam,falava em palanque, na rádio e colocava carro de som nas ruas, que iria dá prioridade a educação.A prioridade que ele deu foi reduzir o salário dos professores, mas eles colocaram o prefeito na justiça e com certeza vão receber. O prefeito tem que ter em mente que ele não é o todo poderoso, quatro anos passa rápido.
ResponderExcluirEu acho que esse prefeito de Antonio Martins prefere o povo burro pra acreditar nele e nas suas babozeiras daqui a quatro anos ou quando ele sair candidato a deputado novamente. Quando ele passar na minha cidade dizendo que transformou Antonio Martins e pedir voto pra deputado já tenho o que dizer ele, realmente ele transformou, mas pra pior! Quem não pensa em melhorar educação, não pensa em futuro bom pra ninguém! Dinheiro pra professor num tem não, mas para festa tem, só vejo as propagandas nos blogs da região de lá. VERGONHA!!
ResponderExcluirEste prefeito se sente o todo poderoso, pois, rasgou literalmente o plano de cargo e carreira do magistério Municipal, que estava em vigor neste o início do ano de 2009. Sem enviar nada para a Câmara Municipal. Portanto, o mesmo quer governar sem o Poder Legislativo, pois, até agora ainda não enviou nada para a Câmara. Eita que vergonha.
ResponderExcluirEste prefeito só pensa em mostrar beleza para o povos de fora, arrumando a cidade o terminal turístico, em vez de você estar botando carro pipas pra encher as piscina, bota água para população que muitos não tem com que comprar. Quem te elegeu foi os povos daqui e não de fora, devolve o dinheiro e os direitos dos professores, mais tbm o que tem de contratados, só pode ser pra pagar com o dinheiro dos professores, QUE VERGONHA. Prefeito a sua imagem estar queimada com o que fez com os professores,mais de 90% votaram em vc e eu sou um dos tais. Seus discursos mentirosos não enganam mais, principalmente as pessoas esclarecidas. quero está vivo para eu assistir de camarote a sua derrota todo poderoso.
ResponderExcluirQuem diria Dr. Zé Julio um homem que se diz sábio fazer uma coisa dessa que vergonha.
ResponderExcluir