quinta-feira, 2 de maio de 2019

Escolas municipais de Educação Infantil suspendem aulas após vírus infectar crianças

Escolas passam por um processo de higienização e controle sanitário — Foto: Edjor Borges/ Comunicação Social da Prefeitura de São Gabriel

Os alunos das 12 escolas municipais de Educação Infantil de São Gabriel, na Região da Campanha do Rio Grande do Sul, ficarão sem aulas nesta quinta (2) e sexta-feira (3) em função dos casos da doença Pé-mão-boca, que infectou pelo menos 15 crianças em março.

Nos dois dias em que estiverem fechadas, as escolas passarão por um processo de higienização e controle sanitário. Segundo a prefeitura, o número de casos da doença pode ser maior, pois foram contabilizados apenas as ocorrências registradas nos postos de saúde da cidade.

Outros municípios gaúchos também tiveram que suspender aulas devido à circulação do vírus. Em março, cerca de 1,8 mil estudantes ficaram sem aulas em cidades da Região Sul do estado. Apenas em Piratini, que também teve aulas suspensas por dois dias no mês passado para higienização, pelo menos 70 crianças de zero a cinco anos foram diagnosticadas com a doença.

Ainda de acordo com a prefeitura, a medida faz parte de uma rotina de controle e monitoramento de doenças virais e os casos comprovados estão sendo acompanhados.

O vírus é transmitido pelo contato com saliva e muco, podendo ser por aperto de mão, tosse, abraço ou beijo. Os sintomas são febre alta, dor de garganta, mal-estar, irritabilidade e enjoos, seguidos do aparecimento de manchas vermelhas na boca, amígdalas e faringe. Pequenas bolhas nas palmas das mãos e nos pés também aparecem, em alguns casos.

A doença é considerada altamente contagiosa. O ciclo de vida do vírus geralmente dura 10 dias, e medicamentos ajudam a aliviar os sintomas.

*RBS TV

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine com responsabilidade sem usar o anonimato!

A Liberdade de Expressão... está assegurada, em Lei, à todo Cidadão,LIVRE!

Entre em contato - E-mail: nossoparanarn@gmail.com