terça-feira, 14 de abril de 2020

Riacho de Santana/RN: cidadão reclama de possível questão política, por não ter sido atendido por equipe de vacinação. Secretaria desmente e explica as razões.

Recebemos mensagens do cidadão João Teixeira Filho, conhecido popularmente como "Subtenente Teixeira", da cidade oestana de Riacho de Santana, com reclamações sobre a questão da campanha de vacinação contra a gripe, naquele município.

Segundo João Teixeira, mesmo tendo 62 anos, além de ser hipertenso, sendo portanto considerado idoso, dentro do grupo preferencial.

Alegou nosso leitor, que estes critérios não estão sendo devidamente obedecidos naquela cidade. Uma equipe da secretaria municipal de saúde, esteve em residências da mesma rua em que reside, entretanto, na moradia do mesmo, não recebeu a visita dos integrante da equipe de vacinação. Inclusive, citou o caso curioso que envolve uma filha dele, de poucos mais de 30 anos, que teria sido vacinada recentemente. E não está dentro dos critérios de prioridades, com idade ou problemas de saúde.

"Estou em casa aguardando, por que estando em isolamento, não devo deslocar-me. Afirmei a secretária de saúde, que existem pessoas de 20 e poucos anos ou pouco mais, que já foram vacinadas. Desta forma, estou começando a entender, que é uma diferenciação com conotação política, por ser eu contrário ao grupo político que apoia o atual gestor. O que, convenhamos, não deve ser regra. Apesar da secretária Camila ter tentado me convencer, foi em vão. Faço essa denúncia na área da saúde, por ser de grande gravidade", afirmou João Teixeira.

O RN POLÍTICA EM DIA, de pronto, entrou em contato com a secretária de saúde de Riacho de Santana, Camila Cíntia Pereira Fontes, para que nos esclarece o que ocorre.

"Asseguro à você, que em nenhum momento, a secretaria de saúde de Riacho de Santana, a qual respondo como secretária faz pouquíssimos dias, disponibilizou vacinas para pessoas que não atendam os critérios estabelecidos pela campanha nacional de vacinação da gripe. Sobre o fato do senhor João Teixeira não ter sido vacinado, ocorreu unicamente, devido ao pouco números de doses que foram disponibilizadas para nossa cidade. Somente equivalem a 6% do que necessitamos. Algo aproximado a 100 doses. Assim, deu-se preferência a pessoas que tenham idade mais avançada, na faixa de 70 ou mais anos. Na próxima sexta-feira, haveremos de receber outro lote de vacinas e sem nenhuma dúvida o senhor João Teixeira, como outras pessoas de idade superior a 60 anos que também não foram vacinadas, haverão de ser atendidas. Ressaltamos que o senhor João Teixeira verdadeiramente encontra-se no grupo que deve ser vacinado preferencialmente, porém, outras pessoas do nosso município estão com maior urgência em receber a vacina desta campanha, mais preferencialmente. O senhor João Teixeira goza de plena saúde física. tanto é que faz todas as suas atividades, sem nenhuma objeção. O que não ocorre com as pessoas que tiveram a preferência neste momento inicial. Necessário é, que citemos a questão levantada pelo mesmo, sobre uma filha sua, de pouco mais de 30 anos, que teria sido vacinada. Isso, nego veementemente. Ao tomar ciência deste caso, entrei em contato com todos os integrantes da equipe de vacina, que afirmaram não ter vacinado a jovem senhora, filha de João Teixeira ou outra pessoa qualquer, que não atenda as exigências da campanha nacional.

Por último, friso que, as pessoas que receberam a dose da vacina contra a gripe, na rua em que reside o senhor João Teixeira, tenho certeza, plena convicção, que é idosa e acima da idade do mesmo e/ou tem uma maior urgência que ele. Também, já o comuniquei, que assim que recebermos o segundo lote, previsto para a sexta-feira próxima, haveremos de visitá-lo, como visitaremos todas as outras que inclusas estão, nas regras e normas estabelecidas", afirmou Camila Cintia.

*RN Política em dia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine com responsabilidade sem usar o anonimato!

A Liberdade de Expressão... está assegurada, em Lei, à todo Cidadão,LIVRE!

Entre em contato - E-mail: nossoparanarn@gmail.com