A antiga escola municipal Francisca Maria de Abrantes na comunidade do Pinhão - Vieirópolis-PB será reformada, ampliada, equipada e transformada em creche e vai atender crianças de 0 a 3 anos das comunidades de Pinhão, São Diogo, Bonfim e Caiçara. A instalação da creche trará mais tranquilidade para as mães ou responsáveis que precisam deixar as crianças sob a responsabilidade de alguém enquanto trabalham.
A antiga escola municipal Francisca Maria de Abrantes (D. Chiquinha) foi construída pelo então prefeito de Sousa-PB, Mauro Abrantes Sobrinho (Dr. Marizinho) em terreno doado pelos filhos do saudoso agropecuarista Assis Barbosa. O município de Vieirópolis ainda era distrito de Sousa/PB.
A Constituição da República estabelece no seu artigo 7º, inciso XXV, que são direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social a assistência gratuita aos filhos e dependentes desde o nascimento até cinco anos de idade em creches e pré-escolas. O art. 208, inciso IV da Carta Política diz que é o dever do Estado (ou seja, das três esferas governamentais: União, estados e municípios) com a educação será efetivado mediante educação infantil, em creche e pré-escola, às crianças até 5 (cinco) anos de idade. O acesso à creche e à pré-escola é um direito constitucional de toda criança.
A creche é uma instituição social, dentro de um contexto de socialização complementar ao da família, que deve proteger e propiciar cuidados diurnos integrais de higiene, alimentação, educação e saúde, em um clima afetivo, estimulante e seguro, às crianças. Com a implantação da creche municipal Francisca Maria de Abrantes ganham às comunidades, às famílias e às crianças.
*Abdias Duque de Abrantes
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Opine com responsabilidade sem usar o anonimato!
A Liberdade de Expressão... está assegurada, em Lei, à todo Cidadão,LIVRE!