quarta-feira, 30 de maio de 2012

PREFEITOS DA REGIÃO OESTE CANCELAM FESTIVIDADES DEVIDO À SECA


Em reunião conduzida pela Associação dos Municípios do Oeste do Rio Grande do Norte – AMORN, nesta terça- feira, 29, na sede do SEBRAE de Pau dos Ferros os prefeitos da região Oeste presentes decidiram não realizar as tradicionais festas juninas em seus municípios. 


A decisão foi tomada em conjunto pelos prefeitos que decretação Estado de Emergência em seus municípios em virtude da seca que assola a região.   


Segundo Marcos Aurélio de Paiva, prefeito de Riacho da Cruz e presidente da AMORN, além do grave problema da estiagem, a situação agravou-se pela complicada situação financeira pela qual passa os municípios com a constante oscilação nos repasses dos recursos oriundos do Fundo de Participação dos Municípios – FPM, o que impede a realização das festas concomitante com as ações a serem desenvolvidas junto às famílias afetadas pela seca.  


Para a tomada da decisão por partes dos prefeitos também foi levado em consideração às orientações do Procurador Chefe do Ministério Público de Contas junto ao TCE/RN, Thiago Guterres no seminário de Gestão Pública promovida pela FEMURN e do Procurador do Ministério Público Federal Ronaldo Pinheiro em entrevista a impressa onde alertaram os municípios que decretaram Estado de Emergência para a não realização de suas de festas tradicionais nesse período de estiagem, podendo os mesmos sofrer penalidades legais junto ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas e acatando também a recomendação da FEMURN para não realização dos eventos festivos nesse período de estiagem. 

Veja abaixo as prefeituras que cancelaram suas festividades:

 1.      Coronel João pessoa
2.       Francisco Dantas
3.       Frutuoso Gomes
4.       Itaú
5.       Martins
6.       Messias Targino
7.       Paraná
8.       Pilões
9.       Portalegre
10.   Riacho da Cruz
11.   Rodolfo Fernandes
12.   Severiano Melo
13.   Venha ver

8 comentários:

  1. Interessante. Consta na relação acima que o Municipio de Paraná também cancelou as festividades alusivas ao período junino, quando na verdade, nunca houve por parte da atual administração, qualquer incentivo a estas festividades, pois o único incentivo que o Municipio deu para a realização destas festas, era a contratação de uma banda para tocar no dia 24 de junho, em alusão a festa do padroeiro de Caiçara, São João Batista e sempre a um custo muito baixo, já que sempre contratou bandas de pequena expressão no cenário musical regional e nacional, muitas vezes através de convênios junto ao Governo do Estado e ao Ministério do Turismo, sem nenhum custo para o municipio. A realização ou não do São João no municipio de Paraná, que nunca houve, e se houve, foi insignificante, não fará nenhuma diferença, pois a maioria do povo se desloca para outras cidades que oferecem um São João de melhor qualidade, com bandas de repercussão nacional, como Riacho de Santana, por exemplo. Esta é mais uma desculpa para o atual administrador não querer investir no turismo do municipio, como faz com outros setores vitais para o crescimetno do Municipio, como Educação, Saúde e Esporte, por exemplo.

    ResponderExcluir
  2. OS PREFEITOS ESTÃO DE PARABÉNS PELA DECISÃO,NÃO TERIA CABIMENTO A POPULAÇÃO COM SEDE E FOME,OS ANIMAIS MORRENDO EM MEIO A SECA E A CIDADE GASTAR DINHEIRO COM FESTA! ESTÃO DE PARABÉNS PELA ATITUDE.

    ResponderExcluir
  3. O prefeito de paraná não que fazer a única e tradicional festa da caiçara e fica inventando estado de emergencia.Quais serão os beneficios q serão revertidos para a população com a não realização da festa.Acorda caiçara.

    ResponderExcluir
  4. Boa ação dos prefeitos

    ResponderExcluir
  5. Desculpa esparapada do Prefeito de Parana ,nunca deu um banda que presta para festa do padroeiro, só bandinha fraca...

    ResponderExcluir
  6. Conversar fiada essas dos prefeito por causa da seca. Nao vao fazer festa mais tb nao vao repassar nada pra populaçao.

    ResponderExcluir
  7. Minha nossa senhora, sei não viu! se não querem fazer festa tudo bem, mais colocar culpa na seca é muita sacanagem!

    ResponderExcluir
  8. Acho que não tem nada Haver com seca, pq tenho certeza que esse dinheiro que foi mandado para as festas não vaõ servir para os demais moradores da cidade pq aquir não tem ninguém besta... festa não tem mais investimento pra seca ater agora não apareçeu nada. ow para néee aquir não tem nem um ótariio.

    ResponderExcluir

Opine com responsabilidade sem usar o anonimato!

A Liberdade de Expressão... está assegurada, em Lei, à todo Cidadão,LIVRE!

Entre em contato - E-mail: nossoparanarn@gmail.com