Na última sexta-feira (17), o Comando da Polícia Militar publicou o Aditamento ao Boletim Geral nº 070/ 2015, que trouxe divulgado os Quadros de Acesso para as promoções de 3º Sargento e Cabo PM.
Ao todo, 550 Cabos foram considerados aptos às promoções de 3º Sargento, entre todas as especialidades (combatente, comunicação, músico, saúde e corneteiro), os quais concorrerão às vagas existentes para a graduação de 3º Sargento em seus respectivos quadros.
Já para as promoções de Cabo PM, 2.654 Soldados foram considerados aptos na inspeção de saúde e na análise de documentos figurando no Quadro de Acesso para as promoções à graduação seguinte.
Inaptos
Para as promoções de Cabo PM, 348 Soldados foram considerados inaptos por estarem subjudice ou estarem em licença para tratamento de saúde, o que os impedirá de serem promovidos no dia 21 de abril. Já para as promoções à 3º Sargento PM, apenas 49 Cabos foram considerados inaptos às promoções, dos quais 46 são do Quadro Combatente e 3 de Operador de Comunicações.
Documentação Pendente
Muitos policiais que figuraram no Quadro de Acesso tiveram problemas na documentação, mas que não deverá ocasionar transtornos às promoções por serem facilmente sanadas.
De acordo com informações colhidas na Diretoria de Pessoal, algumas unidades enviaram os dados incorretos ou não enviaram os dados. Dessa forma, caso o militar se encontre no Quadro de Acesso com observação de “Documento Pendente”, recomenda-se procurar o comando da unidade a qual faz parte para que o mesmo remeta o ofício à Diretoria de Pessoal e à Comissão de Promoção de Praças para que seja corrigido imediatamente o erro.
Atrasos em Promoções
Devido aos trâmites burocráticos das promoções, o blog já havia adiantado que a data da publicação das promoções poderia ser adiado para após o dia 21 de abril.
Seguindo a expectativa de atraso das promoções, o Comando da Polícia Militar do RN divulgou uma nota oficial sobre as promoções afirmando que “mesmo que algumas promoções não sejam efetivadas exatamente na próxima terça-feira, dia 21 de abril, trabalhará para que estas venham em uma data próxima, a posteriori, com efeito retroativo, a partir do dia determinado em lei”, diz a nota, referindo-se às promoções de Sargentos, uma vez que os mesmos ainda necessitam realizar os testes de condicionamento físico, que, apesar de não ser eliminatório, computa pontos para os que forem considerados aptos.
Na nota, o Comando ainda esclarece que o atraso em alguns procedimentos burocrático ocorreu devido ao número reduzido de profissionais existentes no quadro administrativo da corporação, bem como ao acúmulo de funções de responsáveis indispensáveis na elaboração de etapas importantes das promoções, como o próprio Comandante Geral, Coronel PM Ângelo, e o Subcomandante e Chefe do Estado Maior, Coronel PM Araújo Lima.
Além disso, o Comando ainda ressaltou o fato de que “o atual processo de promoção, praticamente, coincidiu com o mesmo período de realização dos exames, por parte da Junta Médica, dos 824 candidatos ao Curso de Formação de Soldados, sobrecarregando os poucos profissionais que atuam no serviço administrativo da instituição”.
Apesar da nota, o atraso nas promoções só deve ocorrer nas promoções de 3º Sargento para 2º Sargento, de 2º Sargento para 1º Sargento e de 1º Sargento à Subtenente, uma vez que estes profissionais ainda necessitam realizar os testes de condicionamento físico.
*Por SD Glaucia Paiva
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Opine com responsabilidade sem usar o anonimato!
A Liberdade de Expressão... está assegurada, em Lei, à todo Cidadão,LIVRE!