terça-feira, 19 de junho de 2018

Vereadora do Paraná que apresentou atestado e viajou para o Rock in Rio é afastada

Nanci Andreola postou fotos nas redes sociais do dia em que esteve no Rock in Rio (Foto: Reprodução/Facebook)

A Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, aprovou nesta terça-feira (19) por 14 votos a um o projeto de resolução que determina o afastamento de 30 dias da vereadora Nanci Rafain Andreola (PDT) por quebra de decoro parlamentar.

A punição foi indicada pelo Conselho de Ética, que investigou uma denúncia apontando que Nanci apresentou um atestado para justificar a falta na sessão realizada um dia antes de viajar para o Rock in Rio, em setembro de 2017, sem ter comparecido ao médico.

Durante o afastamento, a vereadora não receberá o salário referente ao tempo de suspensão do mandato.

O relatório final elaborado pelo vereador João Miranda (PSD) foi lido na sessão do dia 6.

Para o relator, o atestado apresentado pela vereadora não pode ser considerado válido, já que Nanci assumiu que não foi à consulta e que o médico que teria assinado o atestado disse ao conselho que não emitiu o documento.

O caso também é investigado pelo Ministério Público Estadual (MP-PR), que a denunciou por falsificação de documento particular e uso de documento falso.

O MP solicitou à Câmara ainda outros atestados eventualmente apresentados por Nanci ou assinados pelo mesmo médico.

A defesa de Nanci declarou ter sido correta a decisão dos vereadores de suspendê-la por 30 dias e destacou que ela foi vítima de perseguição política.

O advogado Gustavo Guedes destacou ainda que a vereadora deve responder criminalmente por uso e não por confecção de documento falso.

O atestado

Em depoimento encaminhado por e-mail ainda em maio, o médico Maxsuel Fidélis da Pádua Almeida afirmou que o atestado atribuído a ele e apresentado pela vereadora é falso.

Questionado, o médico disse não conhecer Nanci, que soube da notícia pelos jornais e que não reconhece o documento, de uma clínica em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

"Não confirmo a emissão do atestado, e ainda menciono que a letra e a assinatura do atestado não é minha", declarou Almeida.
Atestado médico é do dia 21 de setembro de 2017, um dia antes do festival de música no Rio de Janeiro (Foto: Reprodução/RPC)

O caso

A vereadora passou a ser investigada por quebra de decoro parlamentar depois de uma denúncia apontar que ela usou o documento para justificar a falta a uma sessão, no dia 21 de setembro de 2017.

No dia seguinte, ela postou fotos no Rock in Rio, festival de música do Rio de Janeiro.

Em nota, a vereadora falou que o atestado foi entregue a uma pessoa de confiança dela e que os “responsáveis por eventual ilícito deverão ser identificados e punidos”. Nanci não voltou a afirmar, no entanto, ter passado por consulta médica.

*G1 PR e RPC Foz do Iguaçu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine com responsabilidade sem usar o anonimato!

A Liberdade de Expressão... está assegurada, em Lei, à todo Cidadão,LIVRE!

Entre em contato - E-mail: nossoparanarn@gmail.com