E na semana mundial da amamentação, nada melhor que falar desse tema que é sinônimo de amor, cuidado, carinho e proteção. A amamentação é a forma mais linda de um ser humano amar ao próximo, saber e entender que o bebê tem uma necessidade alimentar diária que só o leite materno pode suprir. O Ministério da Saúde indica que o aleitamento materno exclusivo deve ser ofertado por um período equivalente a 6 meses de idade e após esse período é que inicia-se a introdução alimentar, visto que o leite materno é rico em todos os nutrientes e vitaminas que o bebê necessita, além de conter diversos anticorpos auxiliando no fortalecimento da imunidade e prevenindo infecções. Portanto, alguns cuidados são necessários para que a qualidade do leite materno não seja afetada.
As necessidades nutricionais durante a lactação são consideravelmente maiores do que na gestação pois é a fase do período reprodutivo de maior demanda energética, onde o lactente dobra seu peso quatro meses após o nascimento.
As nutrizes ou lactantes devem consumir uma alimentação saudável para que a saúde do bebê não seja afetada. Outro fator que deve ser levado em consideração é que nesta fase os órgãos ainda não estão completamente formados, dando ênfase ao trato gastrointestinal que ainda não é capaz de digerir e absorver completamente os alimentos.
Quanto a alimentação da nutriz, não recomenda-se dietas muito restritivas, visto que as necessidades energéticas nesse período são aumentadas, deve-se beber bastante liquido, a quantidade básica é o equivalente a 3,8 litros por dia, não permanecer muito tempo sem se alimentar, preferir alimentos integrais, ingestão de frutas e vegetais, consumir alimentos fonte de ferro (carne e vegetais folhosos verde escuro), alimentos fonte de cálcio (sardinha, salmão, brócolis, couve, semente de gergelim e amêndoa) e fonte de acido fólico (peixes, brócolis, tomate, acelga, couve e rúcula) e evitar ao máximo o consumo de café, chás, refrigerantes, bebidas alcoólicas, não fumar e não consumir adoçantes e evitar o consumo de alimentos industrializados e alergênicos. Lembrando que cada indivíduo tem sua particularidade, procure um nutricionista para que seja realizado o acompanhamento adequado.


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Opine com responsabilidade sem usar o anonimato!
A Liberdade de Expressão... está assegurada, em Lei, à todo Cidadão,LIVRE!