domingo, 24 de março de 2019

Em 100 dias a equipe de perícia veicular do ITEP em Mossoró praticamente limpou o pátio do órgão.

Cerca de 100 veículos, incluindo carros e motocicletas, aprendidos com alguma irregularidade, parte deles que estavam amontoados no pátio do Instituto Técnico-Científico de Pericia(ITEP), em Mossoró, foram periciados e já liberados para seus proprietários ou a disposição das delegacias responsáveis pelas apreensões.

São veículos que durante as abordagens da polícia, apresentaram algum tipo de irregularidade, na numeração ou na documentação. Eles são apreendidos e encaminhados pelas Delegacias de Policia Civil, para verificação da procedência no Itep em Mossoró.

O trabalho de pericia, mesmo de forma muito lenta, já existia, mas no mês de dezembro do ano passado, o perito criminal Eduardo Alexandre, vendo a demanda e necessidade do Instituto, convidou o assistente técnico, Júlio Cesar, para auxiliar nos trabalhos de perícia em veículos que chegam diariamente e dá maior celeridade nas pericias e liberação de todos os veículos que estavam amontoados há tempos.
A ideia do perito foi aceita pela Sub-coordenação e hoje, todos os carros que dependiam da pericia, já foram liberados para seus respectivos proprietários. Até os que ainda permanecem do pátio do Itep, já foram periciados e aguardam as respectivas delegacias providenciarem a retirada.

Segundo Eduardo, em muitos casos os veículos chegam com irregularidades na numeração de chassis, como “remarcação”, por exemplo, mas a equipe tem que identificar que tipo de adulteração foi praticado, e qual a procedência do veiculo.

Em muitos casos, a originalidade do veiculo, “Carro ou Moto” só é possível, com o estudo da metalografia na superfície danificada, que na maioria das vezes é remarcada e/ou danificada.

O trabalho de pericia não só é realizado em Mossoró, Eduardo e seu fiel escudeiro, Júlio Cesar, realizam o mesmo trabalho de pericia em veículos noutras cidades da região.

Apesar das poucas condições de trabalho, mas as únicas oferecidas pelo Instituto, Eduardo e Cesar, comemoram o sucesso da missão que praticamente zerou, limpou, colocou pra fora, devolveu aos seus donos, o máximo de veículos que permaneciam no pátio do Itep há muito tempo, aguardando a pericia.

Outras motocicletas que ainda permanecem no órgão, dependem de pericia, mas estas só podem ser realizadas mediante ofícios das delegacias solicitando a pericia.



*O Câmera

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine com responsabilidade sem usar o anonimato!

A Liberdade de Expressão... está assegurada, em Lei, à todo Cidadão,LIVRE!

Entre em contato - E-mail: nossoparanarn@gmail.com