Nesta quarta-feira (1º), o programa Trabalho Seguro e o Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) darão início à campanha Abril Verde, que terá como tema, na edição de 2020, a prevenção ao novo coronavírus para os trabalhadores dos serviços essenciais.
Por sua alta capacidade de transmissão, o novo coronavírus passou a ser uma preocupação mundial e está obrigando diversas cidades a manterem o isolamento social. Mas há trabalhadores que, em razão das atividades que exercem, não podem parar.
“A gente, então, resolveu adotar a pandemia do coronavírus como mote da campanha para enfatizar a necessidade da manutenção de um ambiente de trabalho seguro e saudável, além da proteção dos trabalhadores como os médicos e enfermeiros, profissionais do comércio de alimentos, da segurança pública e privada, dentre outros”, explicou o juiz do trabalho Alexandre Érico Alves, um dos coordenadores do Trabalho Seguro no RN.
Na edição deste ano, serão realizadas ações de comunicação na internet, haverá a veiculação de spots com informações sobre o tema em rádios comerciais do Estado – numa ação inédita de comunicação –, serão encaminhadas sugestões de pautas para a imprensa e haverá a iluminação do prédio do TRT-RN na cor verde.
Para o magistrado, a campanha que está sendo desenvolvida pela Divisão de Comunicação Social (DCS) do TRT-RN vai contribuir com a prevenção do agravamento da crise do novo coronavírus.
“A conscientização é muito importante para que o empregador entenda que é necessário adotar medidas tendentes a diminuir ou eliminar os riscos de contagio dos trabalhadores. É preciso que as empresas adotem medidas coletivas e individuais de proteção como fornecimento de equipamentos de segurança, orientação e treinamento”, informou Alexandre Érico.
A campanha Abril Verde será realizada durante todo o mês de abril e vai contar com a parceria da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern), do Serviço Social da Indústria (Sesi), do sistema Fecomércio-RN, do Serviço Social do Comércio (Sesc), da Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (Anest), do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-RN) e da Associação dos Engenheiros de Segurança do Trabalho do RN (Aest-RN).
História
No dia 28 de abril de 1969, uma explosão em uma mina da cidade de Farmington, na Virgínia, Estados Unidos, matou 78 trabalhadores. A data ficou marcada e foi escolhida, anos depois, como o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho. Com o passar dos anos, a mobilização para conscientização dos riscos dos acidentes de trabalho passou ser realizada durante todo o mês de abril, com a adoção da cor e do laço verde como símbolos da campanha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Opine com responsabilidade sem usar o anonimato!
A Liberdade de Expressão... está assegurada, em Lei, à todo Cidadão,LIVRE!