terça-feira, 24 de março de 2020

Vacinação contra gripe influenza começa nesta quarta-feira em Pau dos Ferros/RN

Por conta da pandemia do coronavírus (COVID-19) no Brasil, a Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza foi antecipada e ocorrerá, em Pau dos Ferros, no período de 25 de março até 22 de maio.

A Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) conta com o funcionamento das Unidades Básicas de Saúde, fazendo seu trabalho de imunização com critérios que assegurem uma boa assistência. Contamos também com a colaboração da população para que não ocorram aglomerações.

A imunização está programada para ser realizada em três etapas: a primeira terá início no dia 25 de março, onde serão atendidos os trabalhadores de saúde e idosos acima de 60 anos; a segunda etapa ocorrerá no dia 16 de abril, e será dedicada a vacinar os professores da rede pública e privada, profissionais das forças de segurança e salvamento, além dos doentes crônicos (listados pelo Ministério da Saúde).

Já a terceira etapa estará ocorrendo no dia 9 de abril, sábado, onde teremos a realização do Dia “D” de mobilização nacional. Nessa fase, serão imunizados os seguintes grupos: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 55 a 59 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), portadores de condições especiais sobre orientação medica, funcionários do sistema prisional, povos indígenas adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas sócio educativas e população privada de liberdade.

Este ano, o atendimento aos idosos terá um diferencial: para evitar aglomerações, além de garantir a segurança daqueles que pertencem a esse grupo, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) estarão realizando um agendamento, por ordem alfabética do nome, para comparecimento à Unidade Básica de Saúde (UBS).

Pessoas acamadas/institucionalizadas com mais de 60 anos de idade terão a oportunidade de agendar o recebimento da vacina em domicílio.

A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é imunizar, 90% dos grupos elegíveis. A vacina é trivalente e protege contra os três vírus que mais circularam no hemisfério sul em 2019: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2).

*Publicado por Barbosa Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine com responsabilidade sem usar o anonimato!

A Liberdade de Expressão... está assegurada, em Lei, à todo Cidadão,LIVRE!

Entre em contato - E-mail: nossoparanarn@gmail.com