sábado, 28 de março de 2009

Chefe do Executivo Municipal quer a volta dos tempos do Coronelismo


O coronelismo foi um sistema de poder político que vicejou na época da República Velha (1889-1930), caracterizado pelo enorme poder concentrado em mãos de um poderoso local, geralmente um grande proprietário, um dono de latifúndio, um fazendeiro ou um senhor de engenho próspero. Ele não só marcou a vida política e eleitoral do Brasil de então como fez por contribuir para a formação de uma clima muito próprio, cultural, musical e literário que fez da sua figura um participante ativo do imaginário simbólico nacional. Não só os homens de letras procuraram reproduzir em seus livros o que era viver sob o domínio de um coronel, como os feitos e as façanhas deles foram transmitidas, a Barões do café, antepassados dos coronéis, à luz de velas, de lamparinas e de lâmpadas, pela história oral do avô para o seu neto, fazendo com que quase todo mundo soubesse de uma "história" ou "causo do coronel". Identificado com o Brasil do passado, agrário, rústico e arcaico, ele ainda sobrevive em certas comarcas e em certos estados do Nordeste brasileiro como o poderoso "mandão local", uma espécie de velho barão feudal que, desconsiderando as razões do tempo e da época, insiste em manter-se vivo.


Isso é um pouco para que os habitantes de nosso Paraná-RN, conheça um pouco da História do Brasil, vale lembrar que os tempos dos Coronéis são comparados aos últimos acontecimentos da realidade de nosso Paraná-RN, com as medidas arbitrárias e por sua falta de conhecimentos sobre a Constituição do Brasil , O chefe do Executivo local ainda determina medidas arbitrárias e obsoletas, como foi a medida arbitraria na Comunidade do Sítio Espanha, onde o chefe do executivo Municipal mandou cortar o fornecimento de água daquela Comunidade, sem mesmo qualquer aviso prévio, onde moradores prejudicados foram, na última terça-feira(23) ao Ministério Público da Comarca de Luís Gomes-RN, fazer ciência dos fatos, sabendo que o corte foi no ultimo domingo(22) justamente considerado o dia da água, os moradores da comunidade do Sítio Espanha, também foram a sessão da Câmara de Vereadores no dia ontem(27), onde o Presidente da Câmara Legislativa designou uma comissão de vereadores para ir a Comunidade de Espanha e verificar os apelos daquela Comunidade, a água cortada por ordem do Chefe do executivo municipal, também abastecia a Escola Municipal daquela Comunidade, onde crianças não tem água para beber e a merenda escolar esta guardada na cozinha da Escola.

Procuramos o Sr. Luís de Alexandre, eletricista do Chefe do executivo municipal, onde mesmo diz que recebeu ordens para fazer o corte e que deslocou-se ao local com a força policial do Destacamento local, mas os motivos o mesmo não informado, Só o Sr. Chefe do Executivo local poderá explicar os motivos que levarão o mesmo a determinar uma medida arbitraria.


E Mais: Escritório da Emater-RN, localizado na Caiçara, tem o fornecimento de energia suspenso pela Cosern.


Na última Quarta-feira(24) o fornecimento de energia do escritório local da Emarter-RN, foi suspenso pela Cosern, em plena semana das comemorações alusivas aos 46 de emancipação política de Noso Paraná-RN. pode!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine com responsabilidade sem usar o anonimato!

A Liberdade de Expressão... está assegurada, em Lei, à todo Cidadão,LIVRE!

Entre em contato - E-mail: nossoparanarn@gmail.com