segunda-feira, 26 de março de 2012

Parabéns Paraná (Rio Grande do Norte)


Paraná é um município brasileiro no interior do estado do Rio Grande do Norte, Região Nordeste do país. Situa-se na microrregião de Pau dos Ferros e mesorregião do Oeste Potiguar, localizando-se a uma distância de 439 quilômetros a oeste da capital do estado, Natal. Ocupa uma área de 81,390 km², sendo que apenas 0,3682 km² estão em perímetro urbano, e sua população foi estimada no ano de 2011 em 3 976 habitantes, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, sendo então o 131º mais populoso do estado e décimo primeiro de sua microrregião.

A sede tem uma temperatura média anual de 28,1°C e na vegetação do município predomina a caatinga hiperxerófila. Com uma taxa de urbanização da ordem de 20,77% (2010), o município contava, em 2009, com três estabelecimentos de saúde. O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,609, considerando como médio pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.
Paraná foi emancipado de Luís Gomes na década de 1960. Existem duas referências a respeito da origem do nome: uma se refere ao estado homônimo, localizado no sul do país, e a outra se refere a um antigo morador vindo de Santa Gertrudes, Paraíba: Vicente Paraná. Atualmente, o município é formado apenas pelo distrito sede e aquele que nasce em Paraná é denominado paranaense.

A história do município de Paraná, localizado na zona serrana do estado do Rio Grande do Norte, começa com o povoamento e fundação de num núcleo populacional, em torno de uma lagoa. Seu fundador foi o senhor Francisco Soares de Andrade, que veio de Lastro, na Paraíba, responsável pela compra de terras feitas a posseiros de Icó, Ceará, em meados de 1888, no século XIX. Nesse mesmo local, foi construída uma casa feita de taipa, cujo proprietário era o senhor Nestor Pamplona.

Algum tempo depois, um pioneiro que residia naquele lugar sugeriu que a localidade fosse denominada de Paraná. Ao mesmo tempo, foram apresentadas duas justificativas para o uso desse nome: o primeiro fazia referência ao estado do Paraná (localizado na Região Sul do Brasil) e a segunda era uma referência a Vicente Paraná, que veio de Santa Gertrudes, na Paraíba, junto com Francisco Soares de Andrade.

Em 10 de maio de 1962, o povoado foi elevado à categoria de distrito, anexado ao município de Luís Gomes. Finalmente, em 26 de março de 1963, o distrito ganhou emancipação política e passou à condição de novo município do estado do Rio Grande do Norte, com o nome de Paraná. A instalação oficial do município ocorreu em 31 de janeiro de 1964.
*Wikipédia

Estendendo-se nossos parabéns aos municípios de Antônio Martins e Francisco Dantas/RN, pelos seus 49 anos de Emancipação Política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine com responsabilidade sem usar o anonimato!

A Liberdade de Expressão... está assegurada, em Lei, à todo Cidadão,LIVRE!

Entre em contato - E-mail: nossoparanarn@gmail.com