terça-feira, 4 de janeiro de 2011

USO DE ARMAS POR POLICIAIS SOFRE RESTRIÇÕES



Principais alterações são o fim dos chamados tiros de advertência e a proibição de que policiais atirem em carros que furarem blitze e em pessoas que estejam fugindo da polícia.
Foi publicada nesta segunda-feira (3) no Diário Oficial da União uma portaria que regula o uso da força por policiais civis, militares e federais. As principais alterações são o fim dos chamados tiros de advertência e a proibição de que policiais atirem em carros que furarem blitze e em pessoas que estejam fugindo da polícia.
O documento também determina que os policiais não apontem armas para cidadãos durante abordagens nas ruas. Os disparos só serão tolerados, segundo o governo, se houver ameaça real de lesão ou morte.
A portaria foi feita em conjunto pelo Ministério da Justiça e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. As polícias de todo o país terão três meses para se adequar às regras.
* DF TV
NOTA DO BLOG(Sd Glaucia): O trabalho policial já é complicado, ainda vindo uma portaria dessas piora tudo. Todos sabemos que o que define uma abordagem é o momento. Desculpem-me os contras, mas há ocasiões que necessita que seja realizado tiros de advertência sim - desde que em locais seguros. E, dependendo de abordagens, também torna-se necessário, para a segurança do próprio policial, realizá-las apontando a arma. Só espero que se essa portaria interministerial for cumprida, que também seja a dos direitos humanos dos policiais que determina a adequação dos RDPM's à Constituição Federal.
*Sd Glaucia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine com responsabilidade sem usar o anonimato!

A Liberdade de Expressão... está assegurada, em Lei, à todo Cidadão,LIVRE!

Entre em contato - E-mail: nossoparanarn@gmail.com