Equipe da Delegacia de Polícia Civil da Comarca de Luís Gomes/RN, Nesta sexta-feira(13) comandada pelo Delegado de Polícia Civil Dr. Donny Êxodo Lima Cavalcante, com apoio da guarnição da Polícia Militar local, deu cumprimento a mandado de busca e apreensão domiciliar em residência situada no Conjunto Sol Nascente, cidade de Luís Gomes/RN, onde foi preso o ex-suplente de vereador José Wagner Ferreira de Almeida por posse ilegal de arma de fogo e uso indevido de fardamento policial militar.
Segundo o delegado de polícia civil, Wagner Almeida já tinha sido preso há 02 (duas) semanas atrás, pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e lesão corporal simples (Lei n.º 10.826/2003, art. 14 c/c CP, art. 129, caput). Conforme os relatos desse inquérito policial, sábado, dia 24/01/2015, Wagner foi encontrado nas imediações do “Bar do Pedro”, situado no Conjunto Sol Nascente, extremamente embriagado e apontando um revólver cal.38 para diversas pessoas. Inclusive, nessa ocasião, teria agredido com “coronhadas” e golpes na nuca, um morador da localidade, o qual foi hospitalizado. Nesse dia, Wagner Almeida foi preso em flagrante delito, sendo todo o procedimento encaminhado e lavrado no plantão da 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Pau dos Ferros/RN.
Todavia, as investigações conduzidas pela polícia civil, bem como as denúncias anônimas prestadas pela população, davam conta de que Wagner Almeida possuía, ainda, guardadas em casa, outras armas de fogo, munições, produtos de origem ilícita e fardamentos semelhantes aos usados pela polícia militar. Dessa forma, a autoridade policial teve elementos suficientes para representação de mandado de busca e apreensão domiciliar, no intuito de encontrar esses instrumentos e produtos de crime.
Portanto, nesta sexta-feira, dia 13/02/2015, foi dado cumprimento a mandado de busca e apreensão domiciliar na residência de Wagner Almeida. Durante a varredura feita nos cômodos da casa, foram encontrados diversas munições de cal.38, lacradas em cartelas originais da marca CBC, duas espingardas, diversos celulares e um punhal tático de uso militar. Ademais, para surpresa dos policiais foram encontrados, no fundo de um guarda-roupa, 03 (três) fardamentos militares completos com insígnias correspondentes aos da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF).
Segundo o delegado de polícia, esse tipo de fardamento, outrora, já foi visto, sendo usado na região, circunstância em que o bandido se passava por policial e aplicava assaltos e golpes contra a população e estabelecimentos comerciais, “esse fardamento é de uso restrito a membros de corporações militares, como as Forças Armadas e Polícias Militares; e, caindo nas mãos erradas pode ser usado para simular uma função pública e praticar crimes, como roubo ou estelionato”, diz o delegado.
Ao final da ocorrência, o preso foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil de Luís Gomes/RN, para lavratura dos procedimentos legais.
Esse fardamento cinza escuro era de uso dos grupos táticos e para cursos operacionais o cinza claro era de uso das RP's que continua cinza mas é fabricado com outro material. Hoje esse fardamento está descontinuado mas as insígnias e o brasão continuam em uso.
ResponderExcluirRaiado 11