quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Agentes de Segurança Penitenciária da PB publicam nota de repúdio

Os Agentes de Segurança Penitenciária do Estado da Paraíba, publicaram nesta terça-feira (17), uma nota de repúdio à postagem do Dr Marinho Mendes Machado (Promotor) no dia 13 de Fevereiro de 2015 em rede social (Facebook). Na nota, eles reprovaram o conteúdo da postagem.

Veja a nota:

Nós, Agentes de Segurança Penitenciária do Estado da Paraiba, vimos por meio desta manifestar o nosso veemente repúdio à postagem do Dr Marinho Mendes Machado (Promotor) no dia 13 de Fevereiro de 2015 em rede social (Facebook).

Afirmamos que tal postagem tem conteúdo irresponsável, inverídico, leviano, calunioso, injurioso e difamatório, uma vez que a categoria dos Agentes Penitenciários da Paraiba abomina as seguintes afirmações do senhor promotor: "O Sistema Penitenciário da PB é um dos mais sanguinários do mundo...seus servidores foram formados para matar presos, nao lhes ensinaram nenhum princípio de ressocialização a ser cultivado com a população carcerária, seus agentes possuem ódio mortal dos presos..." O Dr Marinho ainda continua com suas calúnias ..."a cultura dos agentes penitenciários...é bandido bom, é bandido morto" e continua "...é incrível como garotos sadios e bons, após a formação que tiveram só falam em matar e trazem na mente que os segregados a quem devem proteger são inimigos que devem ser torturados e abatidos a qualquer momento...", "...um agente, apesar da valentia com que tortura presos, desferindo tiros de borracha à queima roupa, não ousa descer até o pavilhão, se urina de medo de adentrar uma cela..."

Diante das incautas afirmações trazemos ao conhecimento do senhor Promotor a fragilidade da categoria supracitada. Ocupamos uma das funções mais estigmatizada, mais injustiçada e mais discriminada do país, em contrapartida, uma das profissões mais arriscadas. Vivemos com o risco iminente de morte dentro e fora dos presídios. Vemos colegas sendo assassinados ou alvejados com frequencia. Trabalhamos sob toda e qualquer circunstância. Tratamos os apenados com educação e rigor. Fazemos custódia, escolta e cuidamos do apenado dentro do presídio mesmo sem as condições adequadas para desempenho da função. Somos nós que levamos o preso para consulta médica, consulta odontológica, exames de imagem e laboratoriais, audiência, velórios, escolta etc. Estamos dispensando cuidados ao apenado 24hs com objetivo de sanar os problemas imediatos e cooperar com o processo de reinserção social do preso.

Gostaríamos de lembrar que nossa formação não foi voltada para "matar preso" e sim para efetuar a segurança da unidade penal e manter a disciplina do apenado. Trazemos à memória também que somos nós que entramos em pavilhão, resolvemos todos os problemas lá existentes e nós que colocamos ordem e disciplina nos reeducando e de forma destemida. Frisamos também que não torturamos apenados e sim fazemos uso progressivo da força, quando é necessário. Informamos que não "odiamos presos", ao contrário, tratamos todos de forma profissional, respeitosa e ética.

Queremos, portanto, solicitar ao Dr Marinho Mendes a retirada e a retratação da publicação em rede social em que denigre, calunia, difama e injuria os Agentes Penitenciários da Paraiba. Queremos, portanto, solicitar ao Dr Marinho Mendes a retirada e a retratação da publicação em rede social em que denigre, calunia, difama e injuria os Agentes Penitenciários da Paraiba.

*Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine com responsabilidade sem usar o anonimato!

A Liberdade de Expressão... está assegurada, em Lei, à todo Cidadão,LIVRE!

Entre em contato - E-mail: nossoparanarn@gmail.com